Bula de nomeação Episcopal | Monsenhor Phillipe Matthaus

 

 

 

ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao estimado filho, Monsenhor Phillipe Matthaus, do clero da arquidiocese de Aparecida, nomeado bispo auxiliar da mesma circunscrição, saúde e benção apostólica.


A Santa Madre Igreja, em sua missão de mediação e auxílio, responde com generosidade às necessidades de seus filhos, especialmente no que diz respeito à evangelização. Ela expressa sua universalidade e dedicação ao cuidado de suas diferentes porções, prestando atenção especial à Igreja Particular a qual pertencemos.

A partir da cátedra de Pedro, com o pleno uso de nossas faculdades, e levando em conta as necessidades desta porção de Igreja, decidimos responder ao apelo de nosso irmão e Arcebispo Dom Juan Patchelli, que solicitou a nomeação de um bispo auxiliar para auxiliá-lo no serviço e no cuidado do rebanho. Após analisar cuidadosamente o pedido, julgamos ser oportuno nomear um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese Primaz de Aparecida. Visto que tu, estimado filho, possuis as qualidades necessárias para este ministério, consideramos-te idôneo para o múnus episcopal.

Assim, após ouvir o parecer da Congregação para os Bispos e em exercício de nossa autoridade apostólica, TE NOMEAMOS bispo auxiliar da Arquidiocese Primaz de Aparecida, com o título de Castellum Tatroportus, conferindo-te todos os direitos e deveres relacionados ao múnus episcopal. Determinamos que ela seja realizada por nós, em uma celebração solene no Santuário Nacional de Aparecida, desde que todas as normas litúrgicas para tal cerimônia sejam observadas e que o sagrado juramento seja proferido a nós e aos nossos sucessores nesta Sé de Pedro.

Por fim, estimado filho, exortamos-te à perseverança e à diligência no cuidado do rebanho, em colaboração com o zeloso pastor da Arquidiocese de São Paulo. Lembra-te sempre das palavras das Sagradas Escrituras: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim" (João 10, 14). Que, em todas as tuas ações, se refira sempre ao que é próprio do múnus episcopal: governar, ensinar e pastorear o rebanho, tendo sempre a Virgem Maria, mãe da Igreja universal, como modelo e guia.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 10 de dezembro do ano da graça do Senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.

+ ROMANUS PP. II

Eu o subscrevi,
+ Viktor Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos

Postagem Anterior Próxima Postagem