Ao prezado filho Thiago Montini,
e aos que lerem, saúde, paz e benção apostólica.
Com a renúncia e o abandono da Catédra Arquidiocesana do então Gabriel Romano, achámos idôneo nomear um Administrador Apostólico para cuidar daquela grei até à nomeação de um novo Arcebispo para aquela circuncisão ecclesiástica no Brasil.
Por isso analisando com especial atenção e com minha jurisdição apostólica concedida do alto, NOMEIO-TE como Administrador Apostólico da Arquidiocese Militar até à nomeação de um novo Arcebispo, com todos os direitos e deveres que imanam deste encargo.
Concluo implorando a misericórdia Divina do alto sob seu pastoreio e que Nossa Senhora seja tua advogada e protetora.
Dado em Roma junto de São Pedro no dia 27 de setembro do ano do Senhor de 2020, primeiro de meu Pontificado.
+ Paulus Pp. V
Pontifex Maximus
