DOM MÁRIO FULTON SHEEN BERTONNE VON-SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DESTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE CURITIBA
Ao Santo Padre, João Paulo Pp. VII;
Ao Eminentíssimo Pref. Da Congregação para os Bispos, Dom Miguel Card. Medsen;
Ao Eminentíssimo Pref. Da Congregação para o Clero, Dom Daniel Card. Águeda;
Ao Excelentíssimo Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Thiago Rizzi Montini;
Ao Estimado Clero desta querida porção de Curitiba e ao amado povo de Deus aqui reunido para me acolher como vosso primeiro Pai e Pastor na fé, nestas terras de Paraná, no Habblet Hotel;
A todos, minha saudação, abraço fraterno e bençãos por parte de Deus, nosso Pai.
"Eu vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria." (Jeremias, III, 15) como pastor, venho enviado para esta pequena porção de Deus. Não somente para aprender, para ensinar ou para educar, venho como Pastor para abrir as portas para que sejamos uma Igreja aberta ao amor e à comunhão uns com os outros e porque o Senhor nos usa como instrumentos da Paz. '' O Senhor usa-nos como os mais belos instrumentos, em nós, ele quer produzir as mais belas notas musicais'' (Cf. Pp. João Paulo V) para que sejamos instrumentos producentes de músicas belas, ele nos chama a levar essas belas notas instrumentais a todos e essas mesmas notas é sua Palavra: Que salva, que muda nossa vida e nos torna seus filhos bem amados.
Hoje ao receber pelas letras do Prefeito da Congregação dos Bispos, o Cardeal Madsen, meu coração explodiu de alegria imensa, mas, também estremeceu de medo. Esse medo de eu errar ou fazer algo que dê um relevo de queda nesta porção tão bela, deste povo Santo chamado pelo Senhor a falar as suas maravilhas. Volto meu olhar como Pai e pastor e ouço a voz Dele como dizia ao pequeno Samuel "O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: “Eis-me aqui”." (I Samuel, 3) e hoje com meu brado também clamo ao Senhor que estou aqui para velar o seu rebanho mais belo, apascentar o povo que Ele por intermédio do seu Espírito Santo confiou.
Para além disso não quero apenas lançar minhas letras através desta Carta, mas sim, lançar um enorme desafio a todo o povo e Clero reunido em Curitiba, um desafio que para nós vai ser difícil, mas, que para mim vai ser fácil e para todos aqueles que confiam na presença do Senhor: O Desafio de lançar as nossas redes e fazer com que nossa casa se torne uma casa com operários trabalhando nessa messe, aquela mesma messe que Cristo admoestou aos apóstolos "Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe." (Lc, X, 2) e é uma messe que foi fracassada na mão de muitos Arcebispos que passaram por muitas de nossas Arquidioceses.
Assistimos à falência de Arquidioceses que tiveram tanta história no meio de nós, Aparecida que desde o seu último Arcebispo, Raymundo Assis, nunca mais teve outro rumo, foi uma Arquidiocese que tanto senti em mim a vontade de reergue-la, mas, o Espírito Santo jamais me quis enviar ali, mas, confiou-a a inúmeros Homens que a destruíram e descumpriram a sua missão. São Paulo recentemente fechada por culpa de um Arcebispo fracassado que somente se importou com construções, nunca em zelar pelo seu rebanho que precisa de um Pastor. Homens que nunca tiveram dignidade para se assentar nesses mandatos e de ter em mãos uma Arquidiocese; Hoje, eu estou aqui para juntos trabalharmos como trabalhamos com árdua vontade e com amor fraterno, deixando de lado todas as avarezas, desigualdades, sarcasmos e desmanda como muito de nossos antecessores fracassaram com nossas Arquidioceses passadas.
Estamos agora, diletos irmãos, para começar uma nova História. Não nas mãos de Homens enviados como espiões e se passar de Santos na presença de um Clero carente de cuidados e de amor, mas sim, nas mãos de um Homem: Humilde, sedento por querer erguer uma história destruída por estes ingratos e Indigno da missão a ele confiada. Esse Homem, que hoje vos escreve com lágrimas no coração de ver as circunscrições jogadas por águas a baixo mas com um coração alegre por querer plantar um novo começo com nossa estimada Arquidiocese.
Orem por mim! Peço inúmeras Orações ao ser chamado para guiar esta porção e sobretudo pelos Leigos que são importantes em nosso meio e que não deixo de citar cinco das pessoas que estão ajudando a plantar as Construções de nossa Arquidiocese: Bianca Montini, Alice Rodriguez, Marcus Oliveira, Roncalli e entre tantos outros que se juntam a estes para dar inicio a uma nova História.
Estou de portas Abertas para todos aqueles que desejarem ainda integrarem ao Colégio Presbiteral e aos Seminários de nossa Arquidiocese para ser operários desta Messe do Senhor (Lc, X, 2) e sobre tudo olhar para as vocações; quer Religiosas e Religiosos e quer Sacerdotais, são vocações muito importantes para nós e no qual peço encarecidamente que todo o Clero Arquidiocesano atente-se ao cuidado das missões, ao inicio dos movimentos e grupos de Orações, movimentos de Igrejas e Capelas, de Comunidades.
A todo o povo de Curitiba e de Paraná, ao povo Brasileiro e de todo o Mundo, meu abraço fraterno. Estejamos prontos para iniciar nossa Missão juntos, em prol da Igreja e de nossa Terra. "“Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas." (Jo, XXI, 17).
A todo o povo de Curitiba e de Paraná, ao povo Brasileiro e de todo o Mundo, meu abraço fraterno. Estejamos prontos para iniciar nossa Missão juntos, em prol da Igreja e de nossa Terra. "“Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas." (Jo, XXI, 17).
Dado em Curitiba, no Paraná, no dia VIII do mês de janeiro do segundo milésimo vigésimo primeiro da Encarnação do Senhor e primeiro de nosso Pontificado.
+ Mário Fulton Sheen Bertonne Von-Scherer
Arcebispo Metropolitano de Curitiba
Seções:
Arquidiocese de Curitiba
Carta Aberta
Carta ao povo de Deus
Carta Pastoral
Papa João Paulo VII
