
JOÃO PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA
CARTA DE RENÚNCIA AO PONTIFICADO
São Paulo conta que o encontro com Cristo ressuscitado o derrubou e a luz foi tão forte que ficou cego. Este encontro transformou a sua vida, dando um novo rumo e assumindo a missão de apresentar ao mundo Aquele que transforma a vida e o mundo. Por isso pode escrever aos Romanos 12,1-2: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito”. Assim cada um de nós somos chamados a Renunciar e a viver uma vida mais explícita: Na oração e na Penitência. Jesus entregou ao Apóstolo São Pedro o ministério de Apascentar o seu rebanho e com a morte de Pedro, muitos Homens foram chamados a assentar-se nesta Cátedra, neste Governo; na tarde do dia 12 de novembro do ano de 2020, os Cardeais elegeram-me ao mesmo chamado de Pedro, a sucedê-lo. Depois de dois árduos 2 meses e 16 dias, reconheço que não tenho mais forças para continuar a cuidar deste Ministério. Portanto, refletido até aqui e tomado esta decisão e tendo consciência do tão grave dano que faço, RENUNCIO ao PONTIFICADO e do mesmo modo quê a partir do dia 28 de janeiro de 2021, às 17 horas da tarde, consuma-se e torne-se VACANTE a Cátedra de Pedro pelo qual os eminentíssimos Cardeais-Eleitores são chamados a Roma a eleger um novo Papa e Pastor.
O profeta (Jeremias 20, 7-9) testemunha que foi totalmente envolvido pelo chamado de Deus e a missão que lhe tinha confiado. “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder”. “Senti, então dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo”. Ao exemplo de Jeremias, também quero dar Graças ao Senhor por ter do meu lado este rebanho tão amado e abençoado. Os Cardeais tenham consciência em quem votar; em um Homem que venha dando continuidade aos trabalhos que ainda ficam por fazer. Relativo a meu Futuro, tomei a decisão de ser Eleitor e retornar ao Colégio dos Cardeais, osufruindo de minha Sé Suburbicária de Albano que até agora o eminentissímo Deão ocupava-a.
Dado em Roma junto de São Pedro no dia 26 de janeiro do ano de 2021, primeiro de meu Pontificado.
João Paulo PP. VII
Pontifíce Máximo