Comunicado sobre a Semana Santa - Congregação Para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos


DOM LUCAS CARDEAL REYS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ALBANO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

Amados irmãos que lerem este comunicado, paz e bem!

Como todos sabem, esta semana que entra é uma semana de muita importância para nós, Cristãos. E da mesma forma que nas igrejas pessoais, tendemos a celebrar esta semana dentro de nosso clero, virtual. Para melhor cumprimento com estas datas, que resolvo, AS QUAIS NÃO PODEM SER ADIADAS, venho lembrá-los e reafirmar sobre as celebrações e suas devidas precauções, para que não haja abusos litúrgicos.

1.  Domingo de Ramos: A Comemoração da Entrada do Senhor em Jerusalém deve ser celebrada, podendo haver a devida procissão, seguindo a forma prevista no Missal Romano.

2. Missa do Crisma: Como apresentado e adaptado para o Nosso Clero, devido a falta da Crisma, no caso o sacramentos da Confirmação, esta celebração, pode ser celebrada, na quinta-feira, como de costume em meio a benção dos Santos Óleos, ou por normas pastorais, na Quarta-feira. Lembro-vos que os Santos Óleos são usados nas ordenação, sacramento existente neste clero, junto com a unção dos enfermos, sendo o Batismo e o Crisma, sacramentos inexistentes no clero VIRTUAL, portanto, relembro a importância de realizado, além do mais, em uma forma de demonstrar a Unidade de todo o Clero.

3. Quinta-Feira Santa: . O lava-pés, continua facultativo.No final da Missa da Ceia do Senhor, a procissão deve existir, seguindo a as rubricas existentes; e o Santíssimo Sacramento deve ser conservado no tabernáculo, após a Adoração. Neste dia, os sacerdotes recebem extraordinariamente a faculdade de celebrar a Missa num lugar adequado.

4. Sexta-Feira Santa. ''Na oração universal, os bispos terão o cuidado de predispor uma intenção especial por aqueles que se encontram em situação de constrangimento, pelos doentes, pelos defuntos.'' (cf. Missale Romanum), assim como na realidade, apesar de em nossa realidade virtual não existir o COVID-19, vale lembrar que todo o mundo sofre com isso, logo as nossas orações ainda são necessárias. O ato de adoração da Cruz mediante o ósculo deve ser realizado. Vale lembrar, que não ha Missa, em si, neste dias, já que toda Igreja se recolhe em oração e reflexão.

5 - Vigília pascal: "Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor, e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve considerar-se “a mãe de todas as santas Vigílias”. Pois, nela, a Igreja mantém-se de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, e celebra-a com os sacramentos da Iniciação cristã. Toda a celebração da Vigília Pascal se realiza de noite; mas de maneira a não começar antes do início da noite e a terminar antes da aurora do domingo." Como citado pela própria rubrica do Missal Romano, novamente, afirmo que deve ser seguida sem exceções.

Levando em consideração esta Exortação, deve ser cumprida, novamente, seguindo as rubricas existentes nesta Liturgia sacrossanta e antiquíssima. Estas orientações, são feitas com predileção para não serem criados abusos ou qualquer coisas que danifique a integridade deste rito. Portanto, cumpra-se estas.

Dado em Roma, junto de São Pedro no dia 27 de março do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso Pontificado.

+ Lucas Cardeal Reys, OFM.
Pref. da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال