B E N E D I C T V S, E P I S C O P V S
PONTIFEX MAXIMVS,
VICARIVS FILLI DEI
Ao dileto irmão, Tiago Mancini Montini, ao clero da arquidiocese de São Paulo e a todos que estas nossas letras virem, graça, paz e bênção no Senhor.
Atentos as necessidades pastorais, dada a validação e renúncia de Dom Mário ao Arcebispado de São Paulo, não pudemos jamais deixar com que a Sé Arquidiocesana permanecesse Vacante. vendo seu positivo desenvolvimento, o julgamos idôneo para dar continuidade a este trabalho.
Portanto, após ouvir o conselho do Prefeito da Congregação para os Bispos, o emnº. Cardeal Mário e usando de nossa suprema autoridade apostólica, nomeamos a ti, dileto filho, ao ofício de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, com todos os privilégios próprios deste encargo.
Ainda, fazemos saber que estas nossas letras deverão ser conhecidas e anunciadas, tão logo dever-se-á proceder a posse canônica, dada pelo Núncio Apostólico para o Brasil, ou de um Bispo á tua escolha, visto que a Arquidiocese acaba de ser criada, das quais se emanarão as atas da cerimônia que serão conservadas juntas da Nunciatura Apostólica.
Deverá no tempo estabelecido, receber o pálio pastoral que usará em toda a circunscrição desta Arquidiocese. Finalmente, exortamos a ti dileto filho, que sejas ardoroso e diligente no teu ministério de maneira que possa solicitamente vigiar as ovelhas do Senhor, de modo que esteja sempre preparado "pois não sabeis nem o dia nem a hora" (Cf. Mt 25,13).
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 12 de maio do ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.
+ Benedictus, Pp. VII
Pontifex Maximus
