DOM MÁRIO CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE PALESTRINA
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA
Ata de Consumação da Renúncia Pontifícia e Demissão da Cúria Romana
O Santo Padre Gregório VI anunciou ao Colégio dos Cardeais a sua renúncia ao Pontificado, na tarde de ontem, 6 de julho de 2023; Com prazo de consumação até às 21h do mesmo dia, a Cátedra de Pedro tornou-se vacante.
Deste modo, cumprindo com o meu direito enquanto Camerlengo da Câmara Apostólica CONFIRMO a consumação da Renúncia ao Pontificado de Gregório VI e o início da Sede Vacante, como também DEMITO todos os ofícios da Cúria Romana dos seus afazeres, à exceção do Arcipreste da Basílica de São Pedro, de Latrão, Prefeito da Casa Pontifícia e Mestre de Cerimônias, como bem a Camada Apostólica e o Decanato.
Rezemos em comunhão pela eleição do novo Bispo de Roma que há de guiar a Igreja com muito amor e prudência.
Roma, 6 de julho do ano do Senhor de 2023, no tempo de Sé Vacante.
† Mário Cardeal Scherer
Camerarius