Carta de saudação ao Clero

 

FRANCISCO, BISPO

SERVO DOS SERVOS DE DEUS

PARA PERPÉTUA MEMÓRIA


A todos os prezados filhos que esta minha carta apostólica lerem, saúde, paz e bênção apostólica.


“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Depois de viver a realização as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, e dado ao clero um tempo para retiro para preparar um novo período de reconstrução, e reedificação, dirijo agora esta minha Carta Apostólica a todos que estejam interessados a ler. Compreendo que a ausência deu vantagens a quem tanto quer o nosso mal, mas, preparou-nos espiritualmente para um longo trabalho de reconstrução que havemos de ter, pela santificação da Igreja.


Não será um mero grupo alucinado que definirá o nosso fim. Porque nós não terminámos, mas começámos! Começamos um novo caminho, como diz São João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mc 1, 1) e é para isso mesmo que estivemos este curto interregno: Para que pudéssemos preparar o nosso coração ao trabalho que se avizinha.


Mentiras e falsas acusações são dirigidas à minha imagem; outros, por pobreza de espírito, desmerecem a memória do meu querido primo e grande clérigo Enrico Montini: são tudo manifestações de inveja e vingança. Como poderão fazer ecoar a mensagem de Deus, com ódio nos corações? Gritando por separação, sobressaindo-se com mentiras?


Seguimos - mesmo em um número tão reduzido - sendo aqueles que salvaguardamos a sucessão de Romano I, dos treze anos de Igreja. Eu, eleito pelos Cardeais, faço parte da linha de sucessão dos pontífices de dois mil e dez até à presente data. O resto são fábulas, vindas da boca de quem nunca fez nada para defender a Igreja e não conhece a história do seu seio.


A partir de hoje, todos vamos começar a trabalhar pela nossa Igreja: Todos serão bem-vindos! Tudo será ainda organizado até ao dia de amanhã: desde a Agenda até às nomeações provisórias para que todos trabalhem. É hora de seguir o mesmo exemplo de Maria: Levantar-se e pôr-se a caminho. Somos todos chamados a este propósito, e quem não O sentir, não tem este fulgor do Espírito Santo no seu interior.


Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 10 de agosto do ano do Senhor de 2023 e primeiro do meu Pontificado.


† FRANCISCO PP. II 

Servus Servorum Dei

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال