Saudação do Papa Mariano ao Clero


MARIANO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

In manus Tuas

Aos eminentíssimos Cardeais; excelentíssimos Bispos; reverendíssimos Padres; Religiosos, Religiosas; Leigos, Cristãos e demais representantes oficiais de Estado e de Fé Cristã.

Celebramos hoje a Festa de São Mateus (Apóstolo e Evangelista) também ocasião de olhar para toda a Igreja, através das Leituras propostas para o dia de hoje, chamada a ser Missionária. No momento em que fui eleito, olhei a todos os lados e pensei: Senhor, como queres que eu me chame? e daí brotou uma luz: A Virgem Maria, na Sua gloriosa Conceição, nos frescos da Capela Sistina. Foi nesse momento que percebi: Deus apela pela presença de Maria na vida da Igreja e por essa razão escolhi me chamar Mariano, como também o lema para o meu Pontificado: “Nas tuas Mãos, ó Maria”. Quero saudar os meus irmãos Cardeais, que até aqui, foram (e continuarão a ser) os grandes pilares da nossa Igreja. O vermelho que vocês sustentam é o sangue dos Mártires, e como Mártires, nós somos chamados a viver pela Igreja. Depois os meus irmãos Bispos, que mesmo poucos, formam um Colégio forte e vivo, que sustentam a Igreja com as suas orações.  Dias fatigantes nos marcaram, mas como sempre, uma tempestade abranda e o Sol passa a raiar sobre toda a Igreja. Não quero dizer que serei deslumbrante, ou Santo... Longe de mim! Poderão ter certeza que vou dar o meu melhor para restaurarmos e dar à Igreja a sua verdadeira dignidade. Mas vos conclamo a vós, queridos irmãos e irmãs; Conclamo a vós para nos reunirmos e dar novos ares à Igreja, juntamente com Maria, modelo de Fé e de Humildade. Uma igreja mis fraterna, acolhedora, que não vai desprezar ninguém e perder a sua radicalidade: A Excomunhão deve ser banalizada da Igreja! Os tempos medievais já passaram, e significa que viveremos novos tempos; não queremos uma Igreja ditadora, como foi à semelhança dos meus predecessores. Estarmos aqui também não é abrir portas para que integrem ao Colégio de Cardeais e dos Bispos. Estarmos aqui, é estarmos realmente por Cristo, independente como for; independente do grau hierárquico que exercemos. Estamos por Ele, para Ele e com Ele. Por isso, irmãos e irmãs: É momento de agradecer e de começar a caminhar. As portas estão abertas a todos, mas... a todos que realmente queiram viver sua vida clerical para Cristo, e não para luxúrias ou fazer desta evangelização um mero passatempo. Espero contar convoco! Minha saudação fraterna é para todos vós. Que a bênção de Jesus e de Maria Santíssima desça e inunde o coração de cada um.

Roma, 21 de setembro de 2023.

+ Mariano PP. V
Servo dos Servos de Deus
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال