Bula de Nomeação - Patriarca de Jerusalém

I A C O B U S,   E P I S C O P V S
S E R V V S   D E I

A todos que está chegarem, saudações e bençãos apostólicas.

Desde tempos antigos, Jerusalém, a Cidade Santa, foi escolhida por Deus como o local de Sua morada, onde nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro Imaculado, realizou a obra da nossa redenção. Com grande júbilo e gratidão a Deus Todo-Poderoso, celebramos a libertação de Jerusalém das mãos dos infiéis e reconhecemos a necessidade de restabelecer a ordem eclesiástica na cidade onde “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14).

Em virtude de nossa autoridade apostólica, e seguindo a vontade divina, decretamos a fundação do Patriarcado Latino de Jerusalém através da bula Cum Universis Fidelibus. Este Patriarcado, restaurado à honra à sua importância, será a fortaleza da fé cristã na Terra Santa e um símbolo da nossa vitória espiritual sobre as forças do mal. “Eis que eu te estabeleci como uma coluna de ferro e como muralhas de bronze” (Jeremias 1:18), assim será o Patriarcado de Jerusalém, firme e inabalável em sua missão de guiar e proteger o rebanho de Cristo.

Por meio desta bula, e sob a inspiração do Espírito Santo, NOMEAMOS Dom Pedro Henrique Cardeal Montini, como o primeiro Patriarca Latino de Jerusalém. Dom Pedro, cuja fé e devoção são bem conhecidas, é chamado a esta alta dignidade para pastorear o povo de Deus na Cidade Santa, administrando os sacramentos e zelando pela pureza da fé. Assim, confiamos a Dom Pedro o cuidado espiritual da Igreja em Jerusalém, com a autoridade para guiar, ensinar e santificar todos os fiéis sob sua jurisdição.

O Patriarca Latino de Jerusalém terá a missão de preservar a integridade da fé cristã e de assegurar a correta administração dos sacramentos na Terra Santa. Ele deverá proteger os lugares sagrados, garantindo que sejam mantidos com a devida reverência e devoção, como “a casa de Deus, a porta do céu” (Gênesis 28:17). Além disso, o Patriarca é encarregado de promover a paz e a unidade entre os cristãos, trabalhando incansavelmente para que “todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em Mim e Eu em Ti” (João 17:21).

Sob a liderança do Patriarca, o clero latino em Jerusalém será organizado de acordo com as tradições da Igreja. O Patriarca terá a sede na Igreja do Santo Sepulcro, símbolo da nossa redenção, e será assistido pelo clero local, composto por homens de fé comprovada e virtude, que o ajudarão nas funções litúrgicas e administrativas, Aos cristãos que habitam na Terra Santa e aos que peregrinam a Jerusalém, exortamos que sigam o exemplo de Cristo, vivendo em santidade e caridade. “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor” (1 Coríntios 15:58), pois grande é a recompensa daqueles que servem fielmente a Deus. Que todos possam encontrar em Jerusalém uma fonte de renovação espiritual, e que o Patriarcado seja para todos um refúgio de paz e um farol de esperança.

Dado e Passado em Roma, no dia três de setembro de dois mil e vinte e quatro, Primeiro de Nosso Pontificado, por fim invocamos as bênçãos de Deus Todo-Poderoso sobre o novo Patriarca e sobre todo o clero e fiéis da Terra Santa. 

+Papa Tiago
Pontifex Maximus

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال