R O M A N O, B I S P O
S E R V O D O S S E R V O S D E D E U S
A todos os que lerem esta Ata Apostólica, saúde, paz, misericórdia e benção apostólica.
Tendo em vista as necessidades administrativas e pastorais da Santa Sé e a dignidade dos serviços prestados ao Povo de Deus, estabeleço, por meio deste documento, as seguintes disposições:
1. Considerando a saída do ex-Cardeal Ângelo Brachi, nomeio para Prefeito do Dicastério para o Clero o Eminentíssimo Cardeal Juan Patchelli, com votos de um serviço frutuoso e inspirado pelo Espírito Santo.
2. Reabilitação e designação de funções aos Cardeais Jaime Rose e Fernando Bhorgia
Atento às recentes reabilitações dos Eminentíssimos Cardeais Jaime Rose e Fernando Bhorgia, designo as seguintes funções:
2.1. Ao Cardeal Fernando Bhorgia, confio a função de Vigário Geral da Diocese de Roma e de Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. Que sua atuação seja firme na defesa da fé e zelosa no pastoreio do povo de Deus.
2.2. Ao Cardeal Jaime Rose, atribuo a função de Secretário de Estado do Vaticano e Prefeito da Casa Pontifícia, confiando-lhe o governo diplomático e a organização da vida da Cúria Romana.
2.3. Nomeio o Cardeal Juan Patchelli como Camerlengo da Câmara Apostólica, confiando-lhe a administração dos bens temporais e as responsabilidades na Sé Vacante, quando ocorrer.
2.4. Nomeio o Monsenhor Rafael Mancini como Vice-Camerlengo da Câmara Apostólica e como Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, fortalecendo a missão de promover a dignidade e a vocação do laicato na Igreja e no mundo.
3. Nomeação no Centro de Estatísticas e Sala de Imprensa da Santa Sé
Promovo à função de Diretor do Centro de Estatísticas da Santa Sé e Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé o Excelentíssimo Epíscopo Matteo Montini, a quem confiamos a comunicação da verdade com clareza e caridade.
Que todas estas nomeações e designações sejam acolhidas em espírito de obediência e serviço à Igreja, para a maior glória de Deus e o bem do Povo de Deus.
Publique-se, Cumpra-se, Arquive-se.
Dado em Roma, no Gabinete Pontifício, aos 21 de dezembro de 2024, no Ano Jubilar da Igreja e no primeiro ano do meu Pontificado.
+ Romano Pp. II
Servo dos Servos de Deus
Eu o subscrevi,
+ Mário Scherer
Prefeito da Casa Pontifícia, cessante.