ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao muito dileto filho Viktor Gyokeres e a todos os que esta Bula lerem, saúde, paz e bênção apostólica.
Considerando as necessidades pastorais da Igreja e a dedicação exemplar do nosso amado filho Viktor Gyokeres ao serviço de Cristo e da Sua Igreja, resolvemos nomeá-lo para a dignidade cardinalícia, desejando com isso fortalecer a nossa comunhão eclesial e a missão evangelizadora da Igreja.
Portanto, após ter consultado os nossos irmãos no Episcopado e reconhecendo as virtudes e capacidades do nosso amado filho Viktor Gyokeres, decidimos nomeá-lo Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, atribuindo-lhe o título de São Francisco de Assis em Acilia.
Pela autoridade apostólica que nos foi concedida, declaramos e constituímos: nosso amado filho Viktor Gyokeres seja doravante agregado ao Colégio dos Cardeais da Santa Igreja, recebendo o título de Cardeal Presbítero de São Francisco de Assis em Acilia. Confiamos que ele desempenhará com fidelidade e zelo as funções que agora lhe são confiadas, sendo um verdadeiro servidor do Evangelho e da unidade da nossa Santa Igreja.
Como São Paulo escreveu aos Coríntios, "Porque, assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, constituem um só corpo, assim também é Cristo" (1Cor 12,12). Este é um chamado à unidade e ao serviço no corpo de Cristo. Também lembramos as palavras de Jesus: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17), um chamado ao cuidado pastoral, e a exortação de São Pedro: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1Pe 4,10).
De acordo com o Cân. 351 §1 do Código de Direito Canônico, “Para serem promovidos a Cardeais, o Sumo Pontífice escolhe livremente homens que são pelo menos presbíteros e se distinguiram notavelmente pela doutrina, costumes, piedade e prudência no agir.” Reconhecemos que o nosso amado filho Viktor Gyokeres possui todas estas qualidades.
Além disso, conforme Cân. 353 §1, "Os Cardeais prestam ao Sumo Pontífice a ajuda colegial sobretudo nos consistórios, nos quais se reúnem por ordem do Romano Pontífice e sob a sua presidência." Estamos certos de que ele contribuirá significativamente para os trabalhos colegiais da Santa Sé.
Para maior esclarecimento sobre a missão de um cardeal, recordamos as diretrizes no nosso Motu Proprio - “De Officiis et Iuribus Collegii Cardinalium”
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia nove de dezembro do ano do senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.
+ Romanus Pp. II