DOM VIKTOR CARDEAL GYOKERES
à Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito para o Dicastério dos Bispos
DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
Decreto de Confirmação
Em plena conformidade com o Código de Direito Canônico e com as normas da Igreja para a sucessão episcopal, especialmente os cânones 409 e 381 do mesmo Código, nós, em exercício de nossa autoridade, reconhecemos e confirmamos a sucessão automática de Sua Excelência Reverendíssima Dom Mario Bertone Scherer ao ofício de Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Aparecida.
Considerando, que:
- Sua Excelência foi legitimamente nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aparecida, investido de todos os direitos e responsabilidades inerentes a este ofício, inclusive o direito de sucessão;
- Conforme o cânone 409 §1, o Arcebispo Coadjutor assume automaticamente o governo da Arquidiocese na vacância da Sé Arquiepiscopal, dispensando-se de nova nomeação ou ato de posse formal;
- A vacância da Sé de Aparecida foi devidamente constatada e comunicada à Santa Sé, em observância ao cânone 382.
Deste modo, em plena observância das disposições canônicas e em exercício da autoridade conferida pela Santa Sé, confirmamos que Sua Excelência Reverendíssima Dom Mario Bertone Scherer assume, de forma imediata e com todos os direitos e deveres, o ofício de Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Aparecida. Em virtude do privilégio eclesiástico a ele conferido, não requer-se a cerimônia de posse para que Sua Excelência possa plenamente exercer as funções do cargo.
Como sinal de sua nova dignidade, Sua Excelência deverá, unicamente, receber o Pálio, símbolo de seu ofício pastoral e da comunhão com o Sucessor de Pedro. Este será outorgado sob delegação do Núncio Apostólico no Brasil, em ocasião oportuna, segundo as normas estabelecidas pela Santa Sé.
Que o Espírito Santo ilumine o ministério de Dom Mario Bertone Scherer, inspirando-lhe a fé, a prudência e a caridade necessárias para guiar a comunidade arquidiocesana de Aparecida, em união com o Sumo Pontífice e toda a Igreja.
Roma, Dicastério para os Bispos, em vinte de dezembro do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro do nosso Pontificado.
+ Viktor Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos