Decreto de Reabilitação Episcopal | Dicastério dos Bispos

 


ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A todos aqueles que esta lerem, saudação, paz e bênção no Senhor.

A Ordem dos Bispos sucede ao Colégio dos Apóstolos no magistério e no governo pastoral em que o Corpo Apostólico perdura continuamente. Portanto, os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, recebem do Senhor, a quem foi dado todo o poder no céu e na terra, a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda a criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo batismo e polo cumprimento dos mandamentos, alcancem a salvação (cf. Mt 28, 18). 

Querido filho, em nosso contexto eclesial, muitos pastores se sentem limitados no cumprimento do mandato do Senhor de cuidar de suas ovelhas (cf. Jo 21, 15) devido à falta de tempo. Além disso, é igualmente necessário, para alguns, um período de reflexão pessoal e espiritual para que possam renovar o compromisso com o ministério a eles confiado.

Inspirado pela mútua hospitalidade e pela ausência de queixas que o Apóstolo Pedro nos instrui a cultivar (cf. 1 Pd 4, 9), dirijo-me a ti, Gonçalo Mendes, com a acolhida de um pai que recebe novamente seu filho distante. Tu, que estavas em recolhimento até agora, desejas retornar ao cuidado do povo confiado a ti, assim como ao santo convívio comigo e com os demais membros do Colégio dos Bispos.

Nunca se esqueça de que os bispos têm a responsabilidade pela igreja local que lhes é confiada (cf. CIC 886), mas também têm uma corresponsabilidade com a Igreja Universal (cf. CIC 893), devendo ser obedientes e colaborativos com o Santo Padre, seguindo suas orientações (cf. CIC 896), sem jamais agir ou ensinar contrariamente a elas ou ao próprio Pastor Universal (cf. CIC 885).

Com plena confiança na tua vontade, virtude, competência e na colaboração que prometeste a esta Sé de Pedro, reabilito-te, Gonçalo Mendes, ao Sacro Colégio Episcopal, nomeando-te como bispo auxiliar da Diocese de Roma, sob o Titulo di Aquae Flaviae. Revogo todas as disposições contrárias, e tu serás obrigado a cumprir, gozando de todos os direitos e deveres que acompanham o encargo episcopal daquela igreja Particular contribuindo assim para o crescimento  da Santa Igreja Católica Apostólica Romana presente no Habblet Hotel.

Peço que Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão da Virgem Maria, te conserve firme na fé e te conceda forças para retomar e continuar com suas atividades, criando novas iniciativas para o bem da Igreja, pois "o amor de Cristo nos impulsiona, e, apaixonados por Ele, devemos anunciar o Evangelho" (cf. 2 Cor 5, 14).

A todos nós, imploro as abundantes bênçãos e graças de Deus, por meio da intercessão da Virgem Imaculada, para que possamos continuar a serviço do Reino de Seu Filho.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 31 dias de dezembro do ano da graça do Senhor de 2024, primeiro do nosso Pontificado.

+ Romanus Pp. II

Eu o subscrevi,
+ Viktor Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos

Postagem Anterior Próxima Postagem