DOM ENRICO JOSÉ CARDEAL MONTINI
À MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI ALBANO
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
Decreto de Reintegração
No decorrer do Consistório Ordinário, Sua Santidade, o Papa Romano II, solicitou com grande diligência ao Dicastério para os Bispos a reintegração de Monsenhor Mário Bertone Scherer ao Sacro Colégio Episcopal.
O presbítero interrogado, plenamente consciente das suas obrigações e responsabilidades, expressou um consentimento positivo, reconhecendo a importância da comunhão com a Igreja Romana e com a Santa Sé. Sua resposta, em obediência à divina providência e ao exemplo de arrependimento e reconciliação que o Senhor nos oferece em Sua Palavra, é acolhida com alegria e esperança renovada.
“Eu te dou as chaves do Reino dos Céus” (Mt 16, 19). Com base nesta promessa do Senhor Jesus Cristo, que confiou a Pedro e aos seus sucessores o governo e a liderança da Sua Igreja, e em comunhão com o Santo Padre e com a Santa Sé Apostólica, declaramos, por meio deste Decreto, a reintegração de Monsenhor Mário Bertone Scherer ao Sacro Colégio Episcopal. O Monsenhor passará a exercer plenamente o sagrado múnus episcopal, com todos os direitos e deveres que esta função implica, sendo-lhe atribuído o título de Bispo de Ombi.
“Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 17). Em virtude da Palavra de Cristo, que chama os pastores da Sua Igreja a cuidar e orientar o Seu rebanho, é nosso dever recordar a Monsenhor Mário Bertone Scherer os compromissos que agora assume diante de Deus e da Igreja. O Bispo é chamado a ser um fiel servidor do Evangelho, um homem de oração e ação, que se dedica à edificação do Corpo de Cristo, zelando pela unidade e pelo bem-estar espiritual de todos os fiéis sob sua responsabilidade.
“Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18, 20). Em plena comunhão com a Igreja Romana e com os irmãos bispos, Monsenhor Mário Scherer deve continuar a ser testemunha fiel do amor de Cristo, conduzindo o povo de Deus na verdade e na justiça, atentos às necessidades espirituais e materiais do rebanho. Que o Espírito Santo o ilumine e guie para que exerça sua missão com sabedoria, humildade e caridade, servindo como um verdadeiro Pastor que escuta e guia as ovelhas de Cristo com amor.
“Mas o que será o maior entre vós será vosso servo” (cf. Mt 23, 11) Reiteramos ao Bispo Mário Scherer que a grandeza no episcopado está no serviço, não no poder. Que ele seja sempre exemplo de humildade, dedicação e amor pastoral, conforme o modelo do Bom Pastor, que deu Sua vida pelas Suas ovelhas. Que, com o auxílio da graça divina, cumpra sua missão com zelo e santidade, permanecendo fiel à Igreja e à missão que lhe foi confiada.
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação e será registrado nos arquivos do Dicastério para os Bispos, sendo comunicado ao Colégio Episcopal e aos fiéis da Igreja, a fim de que todos se unam em oração pela contínua edificação da Igreja.
Roma, Dicastério para os Bispos, aos dois de d do dezembro no do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro do nosso Pontificado.
+ Enrico Joseph Cardeal Montini, C.Ss.R
Prefeito do Dicastério para os Bispos