A todos que estas lerem, saúde, paz e bênção apostólica.
O Prefeito do Dicastério para os Bispos, em nome do Papa Romano, faz saber a aceitação da renúncia da Bula Episcopal apresentada pelo Monsenhor Bento Vettel. A decisão foi tomada após cuidadosa avaliação da situação, em consonância com a autoridade suprema da Igreja.
Conforme constatado, o reverendissimo irmão supracitado enfrenta problemas pessoais que o impedem, no momento, de exercer plenamente o múnus episcopal. Diante disso, o Dicastério para os Bispos acolheu a renúncia do referido reverendo, reconhecendo sua nobreza e humildade em tomar essa difícil decisão.
O Monsenhor Bento Vettel dedicou sua vida ao serviço da Igreja e, neste momento, expressamos nossa sincera gratidão por seu zelo e dedicação. Por fim, rogamos a Deus que lhe conceda as bênçãos necessárias para superar esse momento difícil e que continue a guiar seus passos em sua caminhada cristã.
Ao dileto filho, Padre Bento Vettel, do clero da arquidiocese de Aparecida, nomeado bispo auxiliar da mesma circunscrição, saúde e benção apostólica.
A Santa Igreja, em sua grande solicitude, estende sua maternidade a todos os filhos e filhas espalhados pela face da terra, cuidando de sua salvação através das diversas circunscrições eclesiásticas, nas quais o anúncio do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo se mantém firme e constante. Este elevado serviço de assistência ao povo de Deus é confiado a homens de virtude, escolhidos para governar, ensinar e santificar os fiéis.
Por esta razão, há algum tempo recebemos, de nosso venerável irmão, Dom Mário Bertonne Scherer, Arcebispo da Arquidiocese Primaz de Aparecida, a solicitação de que fosse nomeado um Bispo-auxiliar para o auxílio pastoral daquela amada Igreja particular, com o fim de reforçar a missão evangelizadora em favor do povo de Deus.
Tendo considerado com carinho os pareceres de todos os envolvidos, especialmente do Dicastério para os Bispos, encontramos em ti, caro filho, as qualidades e a idoneidade necessárias para o exercício do ministério episcopal, a fim de que possas corresponder aos altos desafios do pastoreio que te serão confiados.
Em virtude de nossa autoridade apostólica, TE NOMEAMOS Bispo-auxiliar da Arquidiocese Primaz de Aparecida, com a sé titular de Ammenia, gozando de todos os direitos e deveres conforme estabelecido no Código de Direito Canônico.
Em relação à tua ordenação sagrada, determinamos que ela seja realizada por nós, em uma celebração solene no Santuário Nacional de Aparecida, desde que todas as normas litúrgicas para tal cerimônia sejam observadas e que o sagrado juramento seja proferido a nós e aos nossos sucessores nesta Sé de Pedro.
Por fim, querido filho, exortamos-te a viver no exemplo de Cristo, o Bom Pastor, cultivando a humildade e o serviço. Que tua missão seja sempre de animar e instruir os fiéis a ti confiados, conduzindo-os com zelo e caridade ao caminho da Jerusalém celeste.