ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao estimado filho, Dom Jaime Cardeal Rose, nomeado Arcebispo Primaz Aparecida , saúde e benção apostólica.
Pela graça divina e em virtude de nossa autoridade apostólica, proclamamos publicamente a nomeação do Cardeal Jaime Rose para o ofício de Arcebispo Primaz de Aparecida. Confiamos que desempenharás este encargo com zelo pastoral, fidelidade à Igreja e conformidade plena à vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como nos ensina a Escritura: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentar a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o seu próprio sangue" (At 20, 28). Que estas palavras sejam inspiração constante em tua missão, orientando-te a conduzir o povo de Deus com amor e dedicação, sempre iluminado pelo Espírito Santo.
Além disso, recordamos as exortações do Apóstolo: "É necessário que o bispo seja irrepreensível, como administrador de Deus, não arrogante, nem irascível, nem dado ao vinho, nem violento, nem ávido de lucros desonestos; mas hospitaleiro, amante do bem, prudente, justo, piedoso, autodomínio. Deve estar firme na palavra fiel conforme a doutrina, de modo que possa exortar pela sã doutrina e refutar os que a contradizem" (Tt 1, 7-9). Que estes preceitos sejam norteadores de tua vida episcopal, inspirando o testemunho de virtude e sabedoria no pastoreio do rebanho confiado a ti.
Em conformidade com o Código de Direito Canônico, cân. 376, recordamos que: "Os Bispos que presidem uma diocese ou outra Igreja particular são chamados Bispos diocesanos; os demais são designados Bispos titulares." Assim, ao assumir este ministério, rogamos que observes com diligência os deveres canônicos e pastorais a ti confiados.
Neste momento de transição, dirigimos também nossa sincera gratidão a Dom Leopoldo Cardeal Scherer, que, com sabedoria e dedicação, pastoreou a Arquidiocese de Aparecida. Seu ministério fecundo e seu testemunho de fé marcaram profundamente o coração do povo desta Igreja particular. Que o Senhor continue a recompensá-lo por sua generosa entrega e a guiá-lo em suas novas jornadas.
Finalmente, evocamos as palavras do Senhor Jesus: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas" (Jo 10, 11). Que Cristo, o Supremo Pastor, seja sempre tua luz e tua força, inspirando-te a dedicar tua vida ao cuidado zeloso e amoroso do rebanho.
Invocamos sobre ti, por intercessão da Senhora Aparecida, a bênção do Senhor, para que te acompanhe e fortaleça em cada passo desta nova e elevada missão.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 13 de Janeiro, no Ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte e cinco, primeiro do meu Pontificado.
+ ROMANUS PP. II
Eu o subscrevi,
+ Viktor Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos