ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao estimado filho, Monsenhor João Parolin Studizinski, do clero da arquidiocese de Aparecida, nomeado bispo auxiliar da mesma circunscrição, saúde e benção apostólica.
A pedido do venerável irmão e cardeal da Santa Igreja, Dom Jaime Card. Rose, que solicitou à Sé Apostólica a nomeação de um novo auxiliar para atender às necessidades pastorais da amada Arquidiocese de Aparecida, acolhemos de bom grado a decisão de nomear um novo bispo. E é com alegria que anunciamos que tu, dileto filho, possuis as qualidades necessárias para o bom desempenho do múnus episcopal.
Após consulta à Congregação para os Bispos e em pleno uso da nossa autoridade apostólica, TE NOMEAMOS bispo auxiliar de Aparecida, com a dignidade de Tigava, conferindo-te todos os direitos e deveres inerentes ao múnus episcopal.
Em relação à tua ordenação sagrada, determinamos que ela seja realizada por nós, em uma celebração solene no Santuário Nacional de Aparecida, desde que todas as normas litúrgicas para tal cerimônia sejam observadas e que o sagrado juramento seja proferido a nós e aos nossos sucessores nesta Sé de Pedro.
Sem mais, dileto filho, não te esqueças de que o cuidado de apascentar o rebanho é testemunho de amor, como ensina o Senhor: "Se me amas, apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17). Portanto, também tu, com alegria e generosidade, deverás responder à Sua chamada, como São Paulo, que nos exorta a "pastorear o rebanho de Deus com alegria" (At 20,28). Confiamos-te a materna intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e suplicamos a Cristo Jesus para que te cumule do Paráclito, para que conduzas o rebanho a ti confiado a boas pastagens, como está escrito: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (Sl 23,1).
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 13 de Janeiro, no Ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte e cinco, primeiro do meu Pontificado.
+ ROMANUS PP. II
Eu o subscrevi,
+ Viktor Cardeal Gyokeres
Prefeito do Dicastério para os Bispos