Decreto de Reintegração
A todos que estas lerem, saúde, paz e bênção apostólica.
A Santa Igreja, em sua grande solicitude, estende sua maternidade a todos os filhos e filhas espalhados pela face da terra, cuidando de sua salvação através das diversas circunscrições eclesiásticas, nas quais o anúncio do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo se mantém firme e constante. Este elevado serviço de assistência ao povo de Deus é confiado a homens de virtude, escolhidos para governar, ensinar e santificar os fiéis.
Por esta razão, o Dicastério para os Bispos comunica por meio deste decreto que, em razão da necessidade de mais um bispo para compor o corpo de pastores da grei brasileira, a Santa Sé verificou a imprescindibilidade da reintegração de um sacerdote experiente no exercício do múnus episcopal para suprir esta falta. Analisados os nomes dispostos, agradou ao Santo Padre o nome do Monsenhor Heitor Bertonne Lorscheider, que já possui o terceiro grau da ordem e havia o dispensado voluntariamente em outra ocasião.
Em virtude de nossa autoridade apostólica, TE REINTEGRAMOS E NOMEAMOS Bispo-auxiliar da Arquidiocese Primaz de Aparecida, com a sé titular di Fiorentino , gozando de todos os direitos e deveres conforme estabelecido no Código de Direito Canônico.
“Mas o que será o maior entre vós será vosso servo” (cf. Mt 23, 11) Reiteramos ao Bispo Heitor Lorscheider que a grandeza no episcopado está no serviço, não no poder. Que ele seja sempre exemplo de humildade, dedicação e amor pastoral, conforme o modelo do Bom Pastor, que deu sua vida pelas suas ovelhas. Que, com o auxílio da graça divina, cumpra sua missão com zelo e santidade, permanecendo fiel à Igreja e à missão que lhe foi confiada.
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação e será registrado nos arquivos do Dicastério para os Bispos, sendo comunicado ao Colégio Episcopal e aos fiéis da Igreja, a fim de que todos se unam em oração pela contínua edificação da Igreja.