DE ROMANUS PONTIFICEM
ROMANUS II
AD PERPETUAM MEMORIAM
À luz da Páscoa de Cristo, o eterno Senhor da Vida, em 22 de janeiro do ano do Senhor de 2025, às 20h18, quando a Igreja vivia o Ano Jubilar da Esperança, o Papa Romano II, Daniel Pedro Roncalli Meirelles Águeda, com grande humildade e serenidade, partiu deste mundo para a glória eterna.
Nascido no dia 16 de abril de 2012, na personagem "DaniAgueda", filho de Marie Meirelles Águeda e Giovanni Águeda, e irmão de Javert Meirelles Roncalli Águeda e Timiro Roncalli Águeda, Daniel Pedro recebeu a luz da fé cristã desde sua juventude. Sua formação espiritual e intelectual o conduziu à sua ordenação sacerdotal em 23 de abril de 2013, após concluir seus estudos no seminário. Foi nomeado Bispo por Sua Santidade o Papa Mariano II, e em 30 de outubro de 2013, foi elevado à dignidade cardinalícia.
Em 10 de janeiro de 2014, foi eleito Papa, assumindo o nome de Miguel I, sendo o pontificado marcado por grande zelo pastoral, ainda que por breve tempo, exercendo-o durante quatro meses. Outro papado memorável se deu em 2017, quando assumiu o nome de Clemente III, presidindo o Concílio de Latrão I, onde procurou instaurar reformas vitais para a Igreja.
Como frade franciscano, sempre se dedicou à vida religiosa com fervor, dedicando-se ao ofício de Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores por diversas vezes, sempre no espírito de São Francisco de Assis, focado na humildade e na simplicidade evangélica.
Eleito Papa Romano II em 17 de outubro de 2024, destacou-se por seu compromisso com diversas reformas eclesiais, tendo reorganizado o Colégio dos Cardeais e Bispos e promovido a misericórdia, removendo excomunhões e proclamando a Imaculada Conceição como Rainha e Padroeira do Habblet Hotel. Seu pontificado foi também marcado pela convocação do Jubileu da Esperança e o 15º aniversário da Igreja Católica no Habblet Hotel, revelando sua visão pastoral voltada para a renovação e esperança na Igreja.
Durante seu pontificado, Romano II buscou viver de forma simples e austera, residindo no antigo convento da Ordem dos Frades Menores, continuando o legado franciscano em sua própria vida. Sua saúde foi sendo gradualmente deteriorada por um edema polmonar, até que, com serenidade e fé, ele partiu para a Casa do Pai, no momento em que a Igreja e o mundo celebravam a Esperança.
Que o Senhor acolha a alma do Papa Romano II com Sua infinita misericórdia, e que sua memória viva na Igreja inspire todos a viverem o evangelho da paz, do amor e da humildade.
CORPUS
ROMANUS II P.M.
VIXIT A. XII M. IX D. VI
ECCLESIÆ UNIVERSÆ PRÆFUIT M. III D. V
A D. XVII M. OUT. A. MMXXIV AD D. XXII M. JAN. A. MMXXV
DECESSIT DIE XXII M. JANUARII ANNO DOMINI MMXXV
Semper in Christo vivas, Pater Sancte!
Celebrationum tumulationisque testes fuerunt,
+ Enricus Joseph Cardinalis Montini
+ Juan Cardinalis Patchelli
+ Leopoldus Baroni Cardinalis Scherer
+ Gundisalvus Mendes
- Mons. Luiggi Marius
- Nosferatu