Bula de Nomeação - Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro


SISTO, BISPO,
SERVO DOS SERVOS DE DEUS,
para perpétua memória.

Ao estimado clero do Rio de Janeiro, especialmente ao filho Leopoldo Jorge Scherer e a todos que esta nomeação lerem, saúde, esperança, paz e misericórdia.

Nosso Senhor Jesus Cristo, ao fundar Sua Igreja sobre o bem-aventurado Apóstolo Pedro, confiou-lhe o supremo encargo de apascentar o Seu rebanho (cf. Jo 21,15-17), e, por meio dos seus sucessores, perpetuou a missão apostólica em todas as gerações. Desde então, a Igreja, sob a guia do Espírito Santo, continua a sua missão de ensinar, santificar e governar o povo cristão, fortalecendo os fiéis na fé e conduzindo-os à vida eterna.

Tendo em vista a necessidade de prover um Pastor digno e zeloso à recém-criada Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e desejando confiar-lhe um prelado de comprovada fé, sólida doutrina e ardente zelo apostólico, dirigimos nosso olhar ao dileto filho Leopoldo Jorge Mancini Scherer, Cardeal da Santa Igreja Romana, cuja virtude e prudência no serviço pastoral o tornam digno de tão nobre encargo.

Pelo poder das chaves, concedido por Cristo a Pedro e exercido por seus Sucessores, em virtude da Nossa Autoridade Apostólica, nomeamos e instituímos o Eminentíssimo Senhor Cardeal Leopoldo Jorge Mancini Scherer como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, concedendo-lhe todos os direitos, deveres e honras inerentes a este ofício, conforme as normas do Direito Canônico.

Confiamos a este prelado a missão de ensinar, santificar e governar o povo que agora lhe é confiado, para que, como Pastor segundo o Coração de Cristo (cf. Jr 3,15), conduza esta Igreja particular na fidelidade à Tradição Apostólica e na reta observância dos preceitos sagrados. Como mestre da fé, guie os fiéis na integridade da doutrina católica (cf. 1Tm 6,20); como sumo sacerdote, ofereça diariamente a Deus o sacrifício da redenção, fortalecendo o povo na graça dos sacramentos (cf. Hb 5,1); e como guia espiritual, exerça o governo com humildade e prudência, promovendo a comunhão eclesial e a caridade entre os irmãos (cf. 1Pd 5,2-3).

Exortamos o novo Arcebispo a assumir com espírito de serviço o encargo que lhe confiamos, velando com diligência pelo rebanho do Senhor (cf. At 20,28). Como sucessor dos Apóstolos, empenhe-se em promover a evangelização neste novo território missionário, formando discípulos que anunciem o Reino de Deus com ardor e fidelidade.

Seja solícito na formação do clero e no acompanhamento dos presbíteros e diáconos, que são seus principais colaboradores na missão pastoral (cf. CIC, cân. 384). Atenda com especial cuidado às comunidades religiosas e aos leigos engajados, incentivando a participação ativa de todos na vida da Igreja. Dedique particular atenção aos pobres, aos marginalizados e aos que sofrem, pois neles resplandece o rosto do próprio Cristo (cf. Mt 25,40).

Como Príncipe da Santa Igreja Romana, revestido da púrpura cardinalícia em sinal de fidelidade até o derramamento do sangue, recorde-se sempre de que “o maior entre vós seja aquele que serve” (Mt 23,11), e governe esta Arquidiocese não como senhor, mas como servo do rebanho que lhe é confiado (cf. Lc 22,26-27).

A todos os filhos desta nova Arquidiocese exortamos que recebam o seu novo Pastor com espírito de obediência e amor, pois “quem vos ouve, a Mim ouve” (Lc 10,16), disse o Senhor. Que todos se unam a ele na missão evangelizadora, sustentando-o com suas orações e colaboração fraterna.

Aos presbíteros e diáconos, pedimos que estejam unidos ao seu Bispo, fortalecendo os laços da comunhão eclesial e sendo fiéis à missão que lhes foi confiada. Às comunidades religiosas e aos institutos de vida consagrada, rogamos que intercedam continuamente por seu novo Pastor, para que o Espírito Santo o ilumine em seu ministério. Aos leigos, recordamos sua vocação a serem luz do mundo e sal da terra (cf. Mt 5,13-14), testemunhando Cristo em todas as esferas da sociedade.

Concedemos ao novo Arcebispo Metropolitano todas as faculdades que lhe são próprias segundo o Direito Canônico, exortando-o a cumprir fielmente o mandato agora a ele confiado. Ordenamos que esta Nossa Nomeação seja promulgada e devidamente registrada nos anais da Santa Sé e da Arquidiocese.

Confiamos este novo pastoreio à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, de São Sebastião, padroeiro desta Arquidiocese, e de todos os santos e santas de Deus, para que, iluminado pela graça divina, o novo Arcebispo possa conduzir com sabedoria e prudência o rebanho que lhe foi confiado.

Dado em Roma, em Latrão, aos 19 dias de fevereiro do ano do Senhor de 2025 durante o Jubileu da Esperança. Primeiro do meu Pontificado.

+ SISTO PP.
Pontífice Máximo

Eu o subscrevo,
+ Enrico Card. Montini

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال