Decreto de Efetivação do Decanato


  
SISTUS, EPISCOPUS
SERVUS, SERVORUM DEI

A todos os que este DECRETO lerem, saudação, paz e benção apostólica.

A Santa Igreja, em sua missão de anunciar o Evangelho e de ser luz para o mundo, sempre encontrou no Colégio dos Cardeais um pilar fundamental de apoio e orientação. O Colégio, formado por homens de fé e virtude, é convocado a cuidar da doutrina, da disciplina e da unidade da Igreja, seguindo o exemplo dos apóstolos, conforme nos ensina o cânon 351 do Código de Direito Canônico: "O Colégio dos Cardeais é formado pelos Cardeais da Santa Igreja Romana, que, como pastores e mestres, devem cuidar da fé e da disciplina da Igreja".

Neste espírito de renovação e compromisso, venho por meio deste decreto oficializar a nomeação dos Cardeais que, em sua sabedoria e dedicação, foram escolhidos para desempenhar funções de elevada responsabilidade no Colégio dos Cardeais.

Depois de se reunirem na Sala Clementina na tarde de oito de Fevereiro, o Colégio dos Cardeais-Bispos elegeu o eminentíssimo senhor Cardeal Mauro Baroni Moretti membro da Sé Suburbicária de Frascati para o ofício de Decano; este, tomando ciência da eleição, aceitou e deste modo, determinamos:

I. A ACEITAÇÃO E EFETIVAÇÃO de S.E.R. Mauro Baroni Cardeal Moretti como Decano do Sacro Colégio dos Cardeais, no uso dos direitos a este incumbidos;

II. A ACEITAÇÃO E EFETIVAÇÃO de S.E.R. Enrico Joseph Cardeal Montini como Vice-Decano do Sacro Colégio dos Cardeais, no direito de auxiliar o Decano e de tomar a sua posição nas ausências do Decano ou em licenças.

Que eles assumam esta função com o zelo pastoral que caracteriza suas trajetórias, lembrando sempre da responsabilidade que pesa sobre os ombros daqueles que foram escolhidos para liderar o rebanho de Cristo. "A quem muito foi dado, muito será pedido" (Lc 12,48).

Os Cardeais agora empossados devem lembrar-se de que seu ministério exige uma dedicação plena à verdade e ao amor, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: "A missão da Igreja é a de evangelizar, a fim de que a humanidade inteira, em toda a sua diversidade cultural e social, conheça e viva a plenitude da verdade que é Cristo" (CIC, n. 849). Que suas vidas sejam um testemunho vivo da fé, contribuindo para que a luz de Cristo resplandeça em todas as partes do mundo.

Peço a todos os fiéis que elevem suas orações a Deus em favor dos Cardeais Mauro Baroni Moretti  e Enrico Joseph Montini, para que sejam instrumentos de paz, unidade e sabedoria na Igreja. Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, interceda por eles, guiando seus passos na busca pela verdade e pela justiça.

Que este decreto seja amplamente divulgado em todas as dioceses, para que todos os fiéis tomem conhecimento da efetivação destes ilustres Cardeais em suas novas funções, reafirmando assim a nossa comunhão na fé e no amor.

Publique-se, Cumpra-se, Arquive-se.

Dado em Roma, no Gabinete Pontifício, aos 14 de Fevereiro de 2025, no Ano Jubilar da Esperança e no primeiro ano do meu Pontificado.


+ Sisto Pp.
Servo dos Servos de Deus
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال