CARTA APOSTÓLICA
"ECCLESIA RENOVARE"
DO SUMO PONTÍFICE,
LEÃO V
À SANTA IGREJA: AO CLERO, ÀS IGREJAS PARTICULARES, AOS FIÉIS E A TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE.
SAUDAÇÃO, PAZ E BENÇÃO APOSTÓLICA.
1. É com profundo temor e humildade diante do Senhor que assumo este novo serviço ao Povo de Deus, confiado a mim na Sé de Pedro, neste tempo singular da nossa caminhada eclesial no Habblet Hotel. O Espírito Santo, que sopra onde quer e renova todas as coisas, impele-nos agora para um tempo de transformação, um tempo de reforma e de conversão, no qual a Igreja deve reencontrar a sua vocação primordial: ser luz para o mundo, sinal de unidade e testemunha fiel da misericórdia do Pai.
2. O tempo que ora se inicia não será marcado pelo medo ou pela estagnação, mas pela ousadia do Evangelho e pelo compromisso inabalável com a verdade libertadora de Cristo. A Igreja não pode permanecer encerrada em si mesma, nas trevas do conservadorismo rígido e inflexível, mas deve abrir-se ao diálogo, ao encontro, à acolhida de todos os filhos de Deus, sem exceção. O Senhor chama-nos a ser uma Igreja viva, aberta, em saída, como diz o nosso amado Papa Francisco.
3. Este Pontificado será um tempo de escuta e participação. As vozes dos leigos, tantas vezes esquecidas, serão ouvidas. O Povo de Deus é corresponsável pela missão e, por isso, chamamos todos a se unirem a nós na grande obra de renovação eclesial. Trabalharemos pela unidade, pelo respeito mútuo e pela sinodalidade, pois só caminhando juntos poderemos verdadeiramente testemunhar o Evangelho ao mundo.
4. A Igreja não se fechará em suas próprias estruturas, mas buscará o diálogo com todas as comunidades e instituições de evangelização, promovendo a cooperação fraterna para que Cristo seja anunciado a todos. Devemos abandonar tudo aquilo que nos afasta do verdadeiro espírito apostólico e abraçar com coragem os desafios do presente.
5. Mas sei bem que nada podemos sem a graça de Deus. Por isso, imploro-vos, irmãos e irmãs, que rezeis por mim, por este Pontificado e pelas reformas que empreenderemos. Rezai, rezai sem cessar, para que este tempo seja verdadeiramente guiado pelo Espírito Santo e para que todas as decisões sejam tomadas à luz do Evangelho.
6. E quando este Pontificado chegar ao seu fim, será também o momento da minha despedida definitiva deste apostolado virtual. Não sem lágrimas, mas com o coração em paz, confiarei esta missão ao Senhor, pois tudo é d’Ele e para Ele retorna.
Caminhemos juntos, pois só unidos seremos verdadeiramente Igreja. Que Maria, Mãe da Igreja, nos acompanhe e interceda por nós.
Dado em Roma, junto a São Pedro aos 6 dias de março do ano do Senhor de 2025, Jubileu da Esperança e primeiro do meu pontifícado.
✠ LEÃO PP. V
Bispo de Roma