Telegrama ao Cardeal Daniel Pedro Águeda | Por ocasião da vandalização da Sé de Latrão

LEÃO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

Ao eminentíssimo Cardeal Daniel Pedro Águeda e a todos os que este TELEGRAMA lerem, saúde, paz e bênção do Senhor.

Com o coração contristado, escrevo-lhe esta carta para expressar minha profunda solidariedade diante do terrível ato de vandalismo que atingiu a Arquibasílica de São João de Latrão, a Catedral do Papa e a Mãe de todas as igrejas. Este local sagrado, repleto de séculos de história e símbolo da unidade da Igreja de Cristo, foi alvo de um ataque vil, perpetrado precisamente no momento em que, reunidos na Capela Sistina, rendíamos graças a Deus pela conclusão do Conclave que me elegeu Sucessor de Pedro.

Na ocasião solene da Missa Pro Ecclesia, enquanto o Evangelho era proclamado e ressoavam as palavras do próprio Senhor: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela", fomos surpreendidos pela notícia de que Gonçalo Mendes, utilizando as contas AntonioM.Macedo e MIACC7714, havia promovido a destruição de algumas dependências da Arquibasílica de Latrão. Um ato que, longe de ser um mero vandalismo, manifesta a fúria daquele que desde o princípio busca atingir a Esposa de Cristo.

Terminada a Missa, não hesitei em dirigir-me pessoalmente ao local, onde, com dor na alma, pude constatar o estrago causado. Rezei diante das ruínas, confiando à Divina Providência a restauração não apenas da matéria, mas do ânimo dos fiéis que tanto veneram aquele santuário. A Arquibasílica de São João de Latrão, além de ser a cátedra do Bispo de Roma, é testemunha dos mais altos momentos da vida da Igreja: ali foram empossados inúmeros Pontífices e, mesmo nos períodos mais turbulentos, ali repousaram as preciosas relíquias do Príncipe dos Apóstolos.

Não tardamos em agir: determinei de imediato à IOR e ao Patrimônio da Sé Apostólica que destinassem os recursos necessários para a recuperação deste local santo, pois a Casa de Deus deve ser restaurada com zelo e amor. Paralelamente, foram tomadas as providências disciplinares cabíveis, culminando na demissão do estado clerical do responsável por este ato deplorável. Além disso, informo-lhe que já foi aberto um ticket no Discord, onde a Staff está a averiguar os pormenores da ocorrência.

Os ataques que se abatem contra a Igreja de Cristo são numerosos e constantes, e este episódio apenas reafirma que a barca de Pedro sempre enfrentará tempestades. Contudo, sabemos que nosso fundamento é sólido e que Cristo vela por Sua Igreja. Peço a Vossa Eminência que, junto ao clero e aos fiéis, permaneça firme na fé e na esperança, pois nenhum mal poderá prevalecer contra a Verdade de Cristo.

Deixo-lhe, Eminência, minha mais sincera solidariedade e o compromisso de que a Santa Sé não medirá esforços para restaurar este local de tamanha importância para a Cristandade. Confiemos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, a reconstrução deste santuário e a renovação espiritual de todos aqueles que foram abalados por este ato lastimável.

Enviando-lhe minha bênção apostólica, asseguro-lhe minhas preces e o abraço fraterno no Senhor.

✠ LEÃO PP. V
Bispo de Roma



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال