Aos veneráveis irmãos no episcopado, ao excelentíssimo clero, aos digníssimos religiosos e religiosas, e a todo o povo fiel da amada Diocese de Leiria-Fátima, graça e paz da parte de Deus Pai Todo-Poderoso e de Nosso Senhor Jesus Cristo, Príncipe da Paz e Pastor Supremo da Igreja, sob a égide do Espírito Consolador, que nos cumula de dons celestes e nos fortalece na santa fé.
Considerando com paternal solicitude as necessidades espirituais e pastorais da referida Diocese de Leiria-Fátima e ponderando detidamente as virtudes e dotes do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Bruno Martini, cuja dedicação, piedade e zelo pastoral têm sido reconhecidos por esta Sé Apostólica, em virtude da plenitude do poder apostólico que nos foi conferido pelo Divino Redentor, por estas presentes Letras, decretamos e proclamamos que o dito Dom Bruno Martini seja investido no ofício de Bispo Diocesano de Fátima, com todos os direitos, faculdades e obrigações próprios ao ministério episcopal, em conformidade com os cânones 375, §1 e 2; 381 e 382 do Código de Direito Canônico.
"Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com sabedoria e prudência" (Jeremias 3,15). Com estas sublimes palavras do profeta, recordamos a todos os fiéis o compromisso do novo Pastor, chamado a ser o dispensador fiel dos mistérios de Deus (cf. 1 Cor 4,1), o proclamador incansável da verdade evangélica e o guia zeloso do rebanho a ele confiado, segundo o exemplo do Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10,11).
Em vista da solenidade de sua posse canônica, determinamos que o Reverendíssimo Bruno Martini receba a devida posse canônica pelas mãos do Núncio Apostólico em Portugal, com a presença do clero, dos religiosos e religiosas, e de todo o povo santo de Deus, no templo catedralício de Leiria-Fátima, em conformidade com os ritos e prescrições estabelecidos no cânon 382 do Código de Direito Canônico.
Ordenamos, outrossim, que estas Letras sejam solenemente lidas e proclamadas diante de toda a assembleia reunida, para que todos os fiéis da diocese possam reconhecer no novo Bispo o legítimo sucessor dos Apóstolos, o guardião da fé e o ministro da caridade, que, sustentado pela graça do Espírito Santo, se dedica ao pastoreio das almas com sabedoria, prudência e firmeza, sempre atento às necessidades espirituais e temporais de seu rebanho.
Exortamos, portanto, os veneráveis irmãos no episcopado, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, e todos os fiéis leigos da Diocese de Leiria-Fátima, a que acolham com espírito de filial obediência o seu novo Pastor, dispensador dos mistérios sagrados e servidor da Igreja, rogando ao Altíssimo que o ilumine e fortaleça, concedendo-lhe a sabedoria dos anciãos, a prudência dos justos e a coragem dos mártires.