Bula de Nomeação | Bispo Diocesano de Leiria-Fátima

JOÃO PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

Aos veneráveis irmãos no episcopado, ao excelentíssimo clero, aos digníssimos religiosos e religiosas, e a todo o povo fiel da amada Diocese de Leiria-Fátima, graça e paz da parte de Deus Pai Todo-Poderoso e de Nosso Senhor Jesus Cristo, Príncipe da Paz e Pastor Supremo da Igreja, sob a égide do Espírito Consolador, que nos cumula de dons celestes e nos fortalece na santa fé.

Considerando com paternal solicitude as necessidades espirituais e pastorais da referida Diocese de Leiria-Fátima e ponderando detidamente as virtudes e dotes do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Bruno Martini, cuja dedicação, piedade e zelo pastoral têm sido reconhecidos por esta Sé Apostólica, em virtude da plenitude do poder apostólico que nos foi conferido pelo Divino Redentor, por estas presentes Letras, decretamos e proclamamos que o dito Dom Bruno Martini seja investido no ofício de Bispo Diocesano de Fátima, com todos os direitos, faculdades e obrigações próprios ao ministério episcopal, em conformidade com os cânones 375, §1 e 2; 381 e 382 do Código de Direito Canônico.

"Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com sabedoria e prudência" (Jeremias 3,15). Com estas sublimes palavras do profeta, recordamos a todos os fiéis o compromisso do novo Pastor, chamado a ser o dispensador fiel dos mistérios de Deus (cf. 1 Cor 4,1), o proclamador incansável da verdade evangélica e o guia zeloso do rebanho a ele confiado, segundo o exemplo do Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10,11).

Em vista da solenidade de sua posse canônica, determinamos que o Reverendíssimo Bruno Martini receba a devida posse canônica pelas mãos do Núncio Apostólico em Portugal, com a presença do clero, dos religiosos e religiosas, e de todo o povo santo de Deus, no templo catedralício de Leiria-Fátima, em conformidade com os ritos e prescrições estabelecidos no cânon 382 do Código de Direito Canônico.

Ordenamos, outrossim, que estas Letras sejam solenemente lidas e proclamadas diante de toda a assembleia reunida, para que todos os fiéis da diocese possam reconhecer no novo Bispo o legítimo sucessor dos Apóstolos, o guardião da fé e o ministro da caridade, que, sustentado pela graça do Espírito Santo, se dedica ao pastoreio das almas com sabedoria, prudência e firmeza, sempre atento às necessidades espirituais e temporais de seu rebanho.

Exortamos, portanto, os veneráveis irmãos no episcopado, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, e todos os fiéis leigos da Diocese de Leiria-Fátima, a que acolham com espírito de filial obediência o seu novo Pastor, dispensador dos mistérios sagrados e servidor da Igreja, rogando ao Altíssimo que o ilumine e fortaleça, concedendo-lhe a sabedoria dos anciãos, a prudência dos justos e a coragem dos mártires.

Dadas em Latrão, Sé Diocesana, no dia 19 de maio do ano jubilar da esperança de 2025, primeiro do meu Pontificado.


JOÃO PAULO PP. IX
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال