Homilia | V Domingo da Páscoa

 
HOMILIA DE SUA SANTIDADE
JOÃO PAULO IX
SANTA MISSA DOMINICAL DO DOMINGO DO BOM PASTOR
V DOMINGO DA PÁSCOA DO ANO C

Basílica Vaticana - 18/05/2025

Amados irmãos e irmãs em Cristo,

Neste quinto Domingo da Páscoa, a liturgia da Palavra nos convida a refletir sobre o caminho da Igreja nascente e o novo mandamento do amor que Jesus nos deixou.

Na Primeira Leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos (At 14, 21b-27), vemos Paulo e Barnabé retornando às comunidades onde haviam anunciado a Boa Nova. A missão é marcada pelo esforço, pelo sacrifício e pela perseverança: "É preciso passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus." É um chamado a reconhecermos que o seguimento de Cristo implica em renúncias e em desafios, mas também na certeza de que o Senhor nunca nos abandona.

A Segunda Leitura, do Livro do Apocalipse (Ap 21, 1-5a), nos apresenta a visão gloriosa da nova Jerusalém, a morada de Deus entre os homens. É a promessa da renovação de todas as coisas. Em meio às tribulações da vida presente, somos convidados a vislumbrar o horizonte da esperança cristã: "Eis que faço novas todas as coisas". Esta promessa nos dá força para seguir em frente, certos de que o Senhor está no controle da história.

No Evangelho (Jo 13, 31-33a. 34-35), Jesus nos deixa o novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros." Esta ordem de Cristo nos desafia a amar sem reservas, a servir sem esperar recompensas, a perdoar sem limites. O amor cristão é o distintivo dos discípulos. É o testemunho que transforma o mundo e torna visível a presença de Deus entre nós.

Queridos irmãos e irmãs, à luz destas leituras, somos chamados a renovar o nosso compromisso de ser discípulos-missionários do Senhor. Que possamos acolher o mandato do amor, testemunhá-lo com coragem e semear a paz no meio de um mundo marcado por divisões e conflitos.

Neste espírito de comunhão, elevemos agora nosso coração em ação de graças pelo início do ministério petrino do Papa Leão XIV. O Senhor, em Sua bondade, chamou-o a ser o Pastor universal do Seu rebanho. Confiemos o Santo Padre à proteção da Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho, pedindo-lhe que o fortaleça e ilumine em sua missão de confirmar os irmãos na fé, de promover a unidade e de ser um sinal vivo da presença de Cristo entre nós.

Assim seja.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال