Franciscano, lisboeta e de origem portuguesa, o Cardeal Daniel Pedro Gonçalves Águeda é o 110.º Sumo Pontífice da Igreja Católica no Habblet Hotel.
Ordenado presbítero em 8 de abril de 2013, pelas mãos do Cardeal Marco Maria Piacenza, sempre foi um cardeal da ala moderada, com inclinação para o progressismo. Frequentemente associado ao ecumenismo, foi eleito Sumo Pontífice da Igreja Católica no universo digital do Habblet Hotel por 19 vezes desde 2014 até os dias de hoje.
Nomeado bispo em 19 de outubro de 2014 e consagrado em 22 de outubro do mesmo ano, também pelas mãos do Papa então reinante, defendeu sempre um caminho de sinodalidade. Presidiu aos Concílios Vaticano II e III no Age Hotel e aos três Sínodos dos Bispos.
Foi Arcebispo de São Paulo por três vezes (a última durante o pontificado do antipapa Bento VI), Arcebispo Metropolitano de Aparecida em 2017, durante o pontificado de Bento III, e Patriarca de Lisboa por duas vezes (2016 e 2019). Atuou ainda no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e em departamentos da área jurídica da Igreja, tendo sido, durante os pontificados de Sisto I e Leão V, Prefeito do Dicastério para a Justiça (Tribunais da Rota Romana e Assinatura Apostólica).
Foi eleito no dia 25 de abril de 2025, na terceira votação do segundo escrutínio daquele dia, durante o Conclave iniciado em 24 de abril de 2025, o qual presidiu como Decano do Colégio dos Cardeais, juntamente com Dom Fernando Cardeal Bórgia, vice-decano. Era por volta das 15h00 quando saiu a fumaça branca, e às 15h26 o Proto-Diácono Luca Marini anunciou sua eleição aos fiéis reunidos na praça com as seguintes palavras:
“Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Daniellis Petrus, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Agathæ, qui sibi nomen imposuit Ioannis Paulus.”
O novo Papa surgiu às 15h32 e saudou os fiéis com as palavras:
“Nas mãos de Maria me confio e, comigo, toda a Igreja. É tempo de compreender essa Esperança que neste jubileu vivenciamos. Cristo vai à frente e nos indica a todos as portas abertas. Olhemos e sejamos fiéis aos ensinamentos do Senhor.”
Convocou ainda, para o dia 8 de junho — Pentecostes — o V Concílio do Vaticano, com o objetivo de rever normas pastorais e reorganizar a Igreja. Presidiu, no dia 8 de maio, às exéquias do Papa Emérito Leão V, na Praça de São Pedro.
Vatican News Habblet
Reportagem - 08/05/2025