DOM FREI PHILIPE MATHAUS CARDEAL SCHERER, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICACARDEAL-DIÁCONO TITULAR DE JESUS BOM PASTOR EM MONTAGNOLA
NÚNCIO APOSTÓLICO INTERNACIONAL
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS
CARTA AOS ORDINÁRIOS DAS IGREJAS PARTICULARES SOB JURISDIÇÃO DA NUNCIATURA APOSTÓLICA
Às Reverendíssimas Autoridades Eclesiásticas, saúdo-os fraternalmente com a Paz de Nosso Senhor e o amor incomparável da Virgem Mãe.
Para o melhor funcionamento pastoral e administrativo das Igrejas Particulares sob a jurisdição desta Nunciatura Apostólica Internacional, solicita-se respeitosamente, por meio desta carta, aos seus respectivos Ordinários o envio de um relatório avaliativo referente às atividades dos presbíteros incardinados em suas jurisdições.
O relatório deverá ser redigido por escrito e responder, de forma objetiva e clara, às seguintes questões:
I. Qual a frequência de acesso (login) dos presbiteros incardinados na respectiva circunscrição eclesiástica?
II. Em termos percentuais, qual tem sido a realização satisfatória das atividades pastorais e administrativas atribuídas?
III. Houve, até o momento, algum conflito ou dificuldade significativa no relacionamento com algum sacerdote?
Além disso, solicita-se que o relatório contenha uma listagem completa dos presbíteros pertencentes à respectiva circunscrição eclesiástica, indicando claramente os que se encontram ativos e os ausentes, bem como as funções e encargos pastorais atuais de cada um, para que, à luz da Edição 4 das Normas para Emeritação, Reabilitação e Reintegração, recentemente publicadas, esta Nunciatura Apostólica, em comunhão com o Dicastério para o Clero, possam tomar as devidas providências pastorais e administrativas que lhes competem.
Por fim, determino que este relatório seja entregue à minha pessoa, Dom Frei Philipe Mathaus Cardeal Scherer, quinzenalmente e sem exceções, como instrumento obrigatório de acompanhamento da missão dos ministros ordenados. O envio deverá ser feito exclusivamente no grupo oficial da Nunciatura Apostólica no WhatsApp. Caso o Ordinário, por motivo pessoal e justificável, não esteja presente no referido grupo, deverá encaminhá-lo por e-mail para: philipemathaus@gmail.com. O não envio do referido relatório dentro do prazo estabelecido acarretará em medidas administrativas e eclesiásticas cabíveis por parte desta Nunciatura.
*As disposições desta carta aplicam-se igualmente a quaisquer circunscrições eclesiásticas que venham a ser canonicamente erigidas ou reabertas futuramente sob a jurisdição desta Nunciatura Apostólica.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dezesseis dias do mês de julho do ano do Senhor de 2025, Jubileu da Esperança e primeiro do nosso pontificado.