Decreto de instituição de Seminários e Diretrizes | Dicastério para os Seminários

AGNELLVS MARIÆ PREVOST, SANCTAE ROMANAE ECCLESIAE CARDINALIS ARNS,
DEI ET APOSTOLICAE SEDIS GRATIA EPISCOPUS VELLETRIS SEGNII,
PRAEFECTUS DICASTERIUM PRO SEMINARII

REGISTRO DE ORDENADO

A todos os que tomarem conhecimento deste documento, saudações em Cristo Jesus.

Tendo ciência das realidades pastorais e as adaptações das circunscrições eclesiásticas atualmente instaladas, no que se refere às Diocese de Fátima, como bem a Arquidiocese Primacial de Aparecida, DECRETO a abertura dos Seminários em suas circunscrições locais, ficando agora constituídos três (3) seminários:

SEMINÁRIO MAIOR (GERAL)
Seminário Redemptoris Mater, alocado à Diocese de Roma, onde todos os seminaristas deverão fazer os testes finais para a ordenação diaconal, assim como para a ordenação presbiteral.

SEMINÁRIOS PROPEDÊUTICOS
Seminário Propedêutico de Fátima, pertencente à Diocese de Leiria-Fátima, responsável pelo acolhimento de seminaristas em fase inicial e em preparação ao diaconato.
Seminário Propedêutico do Bom Jesus, pertencente à Arquidiocese Primaz de Aparecida, abragindo a Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Arquidiocese de Aparecida, responsável pelo acolhimento de seminaristas em fase inicial e em preparação ao diaconato.

DIRETRIZES FUNDAMENTAIS PARA OS SEMINÁRIOS

Dos seminários propedêuticos

1. Os seminários propedêuticos são responsáveis pela formação inicial dos vocacionados ao ministério diaconal e sacerdotal. Estão situados fora da Diocese de Roma e são conduzidos por reitores designados pelo próprio ordinário local, em colaboração com o Dicastério para os Seminários.

2. Os seminaristas, durante o propedêutico, não estão obrigados ao uso diário da batina. Podem utilizar vestes civis, desde que discretas e sem o colarinho clerical.

3. É conveniente que os seminaristas sejam enviados para estágios pastorais em paróquias, a fim de que tenham um acompanhamento vocacional mais próximo do que diz respeito aos seus futuros em virtude da pastoralidade.

4. As aulas do propedêutico deverão ser ministradas pela equipe de formadores do seminário, correspondendo às aulas 1 a 5 da formação diaconal. Ao término desse ciclo, os seminaristas devem ser transferidos para o Seminário Maior de Roma, onde serão submetidos a um teste final de aptidão para o diaconado.

5. Os seminaristas aprovados deverão ser ordenados em suas respectivas dioceses, pelo próprio ordinário local ou por um bispo auxiliar. Em casos especiais, poderá ser concedida ao candidato a faculdade de escolher o seu ordenante, conforme o discernimento e autorização da autoridade eclesiástica competente.

Do seminário maior de Roma

6. A formação maior, que abrange o estudo da homilética, das celebrações litúrgicas e demais aspectos próprios do ministério do candidato, deverá ser realizada no Seminário Maior de Roma.

7. Uma vez considerados preparados, os candidatos deverão ser encaminhados ao Seminário Maior de Roma para a aplicação do teste final e eventual aprovação para o diaconado.

8. Em Roma, é obrigatório que todos os seminaristas façam uso da batina, ainda sem o colarinho clerical, como sinal de sua pertença e do estado de formação.

9. Os testes finais serão sempre aplicados pelo próprio Prefeito do Dicastério para os Seminários ou pelo Conselho de Avaliação Final do Seminário Maior.

PUBLIQUE-SE E ARQUIVE-SE.

Dado em Roma, na Sede do Dicastério para os Seminários, aos dezoito dias do mês de junho do ano do Senhor de dois mil e vinte cinco, Jubileu da Esperança e primeiro do nosso pontificado.


Pref. do Dicastério para os Seminários

Eu o atesto, como formador
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال