Convocação ao Colégio dos Cardeais | Missa Pro Eligendo Pontífice e Conclave

DOM LEOPOLDO JORGE CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI PORTO-SANTA RUFINA E ÓSTIA
CARDEAL DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO

CONVOCAÇÃO FORMAL
AOS CARDEAIS ELEITORES
PARA O SANTO CONCLAVE

Queridos irmãos Cardeais Eleitores,

Havendo-se concluído as Congregações Gerais, e no exercício das minhas funções enquanto Decano do Colégio dos Cardeais, venho, de acordo com as disposições e prorrogações previstas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis VI do Santo Padre João Paulo IX, convocar formalmente os Eminentíssimos Senhores Cardeais Eleitores para o cumprimento da sagrada obrigação de participar nos ritos da eleição do Romano Pontífice.

A Santa Missa Pro Eligendo Pontifice será celebrada por mim, na Basílica de São Pedro, às 11h30 da manhã deste sábado, dia 12 de julho. Nela suplicaremos a vinda do Espírito Santo sobre o nosso Colégio, a fim de sermos iluminados na escolha do novo Sucessor de Pedro.

Conforme se determina, após a celebração da Santa Missa, os Cardeais estarão em clausura, a qual tem início à meia-noite de sábado, sendo-lhes vedado qualquer contato com o exterior, com exceção do Eminentíssimo Senhor Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Os Cardeais deverão reunir-se às 14h30 na Capela Paulina, de onde procederão ao solene Ingresso ao Conclave, com início previsto para as 14h45, seguido do Juramento às 15h00. Aquele que não prestar o juramento não poderá participar do ato eleitoral.

Após o juramento, haverá um breve momento de recolhimento, durante o qual dirigirei algumas palavras aos membros do Colégio. A primeira votação terá início às 15h30, na Capela Sistina.

De acordo com a norma vigente, o Colégio realizará seis votações por dia, distribuídas em três escrutínios duplos. Caso não haja eleito nas votações da tarde, os Cardeais deverão retornar à Capela Sistina às 21h00, para dar continuidade aos três escrutínios restantes do dia.

Que o Espírito Santo conduza com sabedoria os corações dos eleitores, a fim de que a Igreja Universal seja brevemente agraciada com o novo Sucessor de Pedro.

Roma, cidade eterna, no dia dez de julho do ano do Senhor de dois mil e vinte cinco, na Sé Vacante.

DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال