BONIFATIUS, EPISCOPUS
PONTIFEX MAXIMUS
SERVUS SERVORUM DEI
A quantos a esta minha Actae Apostolicae Sedis lerem, saudação, paz e bênção apostólica.
Havido elevado, nesta tarde de sábado, dia doze do corrente mês, por deliberação unânime do Colégio de Cardeais e sob manifesta assistência do Espírito Santo, à dignidade de Sumo Pontífice da Santa Igreja Universal, cumpre-me, no exercício do múnus petrino que ora assumo, convocar-vos, como vosso Pai e Pastor, para a solene celebração da Santa Missa em ação de graças pelo Conclave recentemente concluído, o qual, em sua sabedoria e sob divina inspiração, conferiu à Diocese de Roma um novo Bispo.
A Santa Missa será celebrada no dia seguinte, domingo, às quatorze horas, segundo o horário oficial de Brasília (UTC -3). A todos os Cardeais Eleitores se impõe, por dever de ofício, a concelebração do augusto Sacrifício Eucarístico. Aqueles que, por justo impedimento, se virem impossibilitados de participar, deverão apresentar, com antecedência mínima de duas horas, a devida justificação formal, dirigida pessoalmente a este Sumo Pontífice ou, alternativamente, ao Eminentíssimo Senhor Cardeal Carlo Lucciani, que ora exerce interinamente o ofício de Decano do Sacro Colégio, até que se proceda à eleição do novo Decanato.
Dirijo-me a vós como Pastor, mas caminho convosco como irmão na fé. É para mim motivo de sincera esperança e conforto contar com a presença fraterna e filial de todos vós — diáconos, presbíteros e epíscopos — como sinal visível da comunhão que, há dois milênios, sustenta o Corpo Místico de Cristo, guiado incessantemente pelo Espírito Santo e, nesta plataforma, há quinze anos.
Confio, pois, cada um de vós à materna intercessão da Virgem Santa Maria, Mãe da Igreja e Estrela da Nova Evangelização, enquanto aguardo, com filial expectativa, vossa presença.