DOM FREI PHILIPE MATHAUS CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-DIÁCONO TITULAR DE JESUS BOM PASTOR EM MONTAGNOLA
NÚNCIO APOSTÓLICO INTERNACIONALA todos os que tomarem conhecimento deste documento, saudações em Cristo Jesus.
Mesmo durante o período de Sé Vacante, a Nunciatura Apostólica continua plenamente operante em suas funções diplomáticas e eclesiais, em conformidade com as normas do Direito Canônico e a tradição da Igreja. A ausência do Romano Pontífice não implica suspensão das estruturas de governo necessárias à ordem eclesial, sobretudo em situações graves. A Nunciatura, neste tempo, atua em estreita colaboração com o Colégio dos Cardeais, que, enquanto zelador da Igreja universal, pode delegar funções específicas para garantir a continuidade e a fidelidade à missão da Igreja.
Por ordem expressa do SCC, e diante da lamentável situação envolvendo a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, declara-se suspenso de todo exercício público de ministério o clero da referida arquidiocese (padres, diáconos e bispos), até a publicação oficial das transferências provisórias por parte da Nunciatura.
Os atuais ordinários envolvidos nestas ações apresentam indícios de um provável cisma, ao romperem, por suas próprias atitudes, com a comunhão efetiva com a Sé Apostólica e desobedecerem à autoridade legítima da Igreja no tempo de Sé Vacante. Diante disso, toda e qualquer ação pastoral, nomeação ou intervenção realizada a partir da referida arquidiocese não possui qualquer validade canônica ou eclesial e deve ser considerada nula.
Esta Nunciatura reitera que detém autorização para realizar nomeações e transferências provisórias, conforme as exigências pastorais do momento presente, visando salvaguardar a ordem eclesial e a integridade da missão da Igreja.
Em breve, o clero da referida arquidiocese será remanejado provisoriamente para outras jurisdições, com o objetivo de garantir o necessário acompanhamento pastoral, restaurar a comunhão e assegurar um caminho de reconciliação e disciplina eclesial. Essas medidas visam não punir, mas proteger a Igreja e seus ministros, preservando a fidelidade à sua missão e ao vínculo visível com a Sé Apostólica.
Clamamos por oração, discernimento e fidelidade. A unidade da Igreja está acima de ambições locais e desvios pessoais. A desobediência ao Corpo e à Cabeça é ferida grave à comunhão eclesial.
Roma, cidade eterna, no dia nove de Julho do ano do Senhor de dois mil e vinte cinco, na Sé Vacante.