A todos quantos estas letras lerem, saúde, paz e bênção apostólica.
Do alto da Cátedra de Pedro, voltamos nossos olhares para a Santa Igreja e seus ministros. Cristo, Nosso Senhor, assegurou a condução da barca de Pedro quando disse aos Apóstolos: “Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos tempos” (Mt 28, 20). Nesta promessa devemos manter viva a esperança, pois Ele edificou a Igreja para caminhar firme na fé até alcançar a plenitude celeste.
Por esta razão, os Apóstolos derramaram o próprio sangue; inúmeros Santos abraçaram o martírio como prova suprema de amor a Cristo e à Igreja. Assim como o Senhor ofereceu a vida na cruz para a libertação do gênero humano, também os Cardeais, revestidos da púrpura, são chamados a testemunhar, até ao derramamento do sangue, sua fidelidade ao Evangelho e à Sé Apostólica.
O Colégio Cardinalício necessita de purpurados que compreendam tal missão: ser testemunhas firmes, mártires na disposição de espírito e defensores da unidade eclesial; homens que se mostrem dóceis e fiéis ao Sucessor de Pedro, congregando comunhão e não divisão, zelo pastoral e não busca de enaltecimento ou interesses pessoais.
Portanto, em virtude da autoridade que me é confiada como Sucessor do Apóstolo Pedro, NOMEIO como Cardeal da Santa Igreja Romana o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Henrique Omena, atribuindo-lhe a diaconia de Sancti Pii V ad locum, vulgo “Villa Carpegna”, com todos os direitos, prerrogativas e honrarias próprias da dignidade cardinalícia.
Invoco, para este novo purpurado, a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, a fim de que o assista no cumprimento do seu ofício, na fidelidade ao Sumo Pontífice e no serviço à Igreja universal, de que se torna, doravante, príncipe eminente.
Estabeleço ainda que, no próximo dia 26 de setembro do ano do Senhor de 2025, vossa Eminência receberá oficialmente o barrete e o anel cardinalício em Consistório Ordinário, a realizar-se na Arquibasílica do Santíssimo Salvador em São João de Latrão, junto aos demais irmãos chamados ao mesmo ofício.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 18 de setembro do ano do Senhor de 2025, primeiro do meu Pontificado.