Decreto de Exonerações | Decanato do Colégio Cardinalício

DOM LEOPOLDO JORGE CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE FRASCATI E ÓSTIA
DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO

Aos irmãos e irmãs que estas lerem, saúde, paz, misericórdia e bênção no Senhor.

No exercício das minhas funções enquanto Decano do Colégio Cardinalício, cumpre-me comunicar, em nome do Santo Padre, o Papa Pio, que, devido à prolongada inatividade, ausência reiterada e falta de participação regular, fica DECRETADA a exoneração dos senhores Mauro Baroni Moretti, Philipe Mathaus Scherer e Vincenzo Lajolo do Colégio Episcopal, permanecendo, contudo, com os respetivos títulos de eméritos.

Agradecemos antecipadamente aos senhores pelas contribuições prestadas, de alguma forma, ao nosso apostolado. Todavia, tornam-se necessárias novas reformas no Colégio, e é imprescindível reconhecer que, nos últimos tempos, os senhores deixaram de colaborar com a Igreja e com este Colégio. Recordo, ainda, que, mesmo na condição de eméritos, tinham o dever de comparecer, pelo menos uma ou duas vezes por mês, a algum evento e prestar colaboração — o que não se verificou.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 20 de fevereiro do ano do Senhor de 2026, na Memória dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Cordialmente no Senhor,
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال