P I U S , E P I S C O P U S
SERVUM SERVORUM DEI
Ao queridissímo filho Gabriel Von-Scherer Romano e a todos que lerem, saúde, paz e benção apostólica
No exercício do importantíssimo múnus de Supremo Pastor de todo o rebanho do Senhor, tendo em conta a tranferência de Dom Mário, este nomeado para a Cúria Romana e então o vgamento da catédra arquidiocesana de Aparecida, do mesmo modo hoje, voltamos nossos olhares ao rebanho instalado em Aparecida necessitado de um novo pastor para prosseguir a guia-los e a levar a evangelização naquela circuncisão apostólica. Honrando o compromisso do pastor que é cuidar das ovelhas (Jo 10, 11-16) achámos oportuno voltar nossos bons olhos a ti, dileto filho.
E tu, ornado de todos os dotes necessários e das devidas qualidades e perito das coisas sagradas, mostrando o grande carácter de pastor e que ama suas ovelhas és considerado idóneo para desempenhar tal função, segundo o parecer do Colégio dos Cardeais, com a nossa autoridade apostólica, NOMEAMOS TE como Arcebispo Metropolitano de Aparecida com todos os direitos, faculdades e obrigações pertinentes.
Deverás no prazo de dez (10) dias tomar posse do Arcebispado na presença de todo o clero de Aparecida e da Nunciatura Apostolica Brasileira, ao fazê-lo, deverão ser imprimidas três copias comprovando-o, uma delas seja arquivadas na Cúria Arquidiocesana e ambas as duas; uma enviada para a Nunciatura Apostólica e outra para nós, para arquivarmos com devido cuidado. Dispomos que esta carta seja divulgada junto do clero e do povo desta mesma sede, cujos diletos filhos exortamos a que te acolham de bom grado e te prestem o devido respeito.
Por fim, Venerando Irmão, procede de forma que, unido em fraterna caridade ao solícito rebanho de Aparecida, ali possas dia após dia exercer o teu ministério utilizando ao máximo o bom fogo da caridade (cf. S. Ambrósio, in Ps 118,13,2: PL 15,1380), a qual possui a primazia entre as virtudes Cristãs. Que o Espirito Santo seja teu condutor e te ajude em teu pastoreio junto a este rebanho.
Dado em Roma junto de São Pedro no dia 14 de outubro do ano do Senhor de 2020, primeiro de meu Pontificado.
+ Pius Pp.
Pontifex Maximus
