CARTA - AO POVO DE DEUS


DOMINUS MARCUS 
ROMANÆ ECCLESIÆ CARDINALIS PIACENZÆ
PER SANCTÆ SÆDIS APOSTOLICA ROMANÆ
SÆDIS EPISCOPUS SANCTA MARIA IN TIBURTINO


Roma, no primeiro de Outubro de 2020,
Mês das Missões, Festa de Santa Teresinha.

Aos diletíssimos irmãos/ãs que minhas letras lerem, em especial, esta Exortação, sejam derramadas fecundamente bençãos por parte de Deus, nosso Pai.

Faço valer minhas palavras em situação em que nossa Igreja no momento vêm a viver, vive-se momentos em que nossa Igreja é atacada e no qual todas as nossas forças, talvez, não possam ser as mais necessárias para enfrentar a atual tempestade que viemos a passar. Abel, Irmão de Caim, foi então morto pelas mãos de seu Irmão por inveja e ganância (ver em Gênesis 4, 8) quem seremos nós para evitar que sejamos martirizados?
Em um momento onde os membros de cada Comunicade virtual não mede suas palavras, deixam-se sucumbir por calúnias, difamações, perdendo a noção da realidade e da virtualidade em um só objetivo: Em ver derrotado o seu adversário e ganhar vitória, pergunto-me eu: Quem são estes que se dizem ser ՙՙCatólicos e Cristãos՚՚ e que falam que levam o amor e que se importam com a Evangelização?
Em nossos primeiros tempos, nosso objetivo não era julgar este e acusar o próximo de ՙՙcisma՚՚ e sim, viviamos no diálogo fraternal e onde nosso único objetivo era somente evangelizar (foi para isto que nasceu as igrejas virtuais); refere-se ainda, que a realidade de cada um tem sido exposta brutalmente nos últimos dias (ato que pode reivindicar graves processos Judiciais). Qual a necessidade de tudo isto? Porque tanta desunião; ódio e inveja? Onde chegaremos com este exemplo? Isto não é exemplo de Igreja! Isto, é o exemplo de pessoas orgulhosas e que apenas tem para si a intenção de crescer e julgar o próximo «Os humilhados serão exaltados!» (Ct. Lc 14, 11) ainda mais, Jesus deixou-nos como mandamento amar o nosso próximo «Ama o teu próximo como a Ti mesmo» (Ct. Mc 12, 31) e porque aquele que não viver no amor, está em pecado e não alcançará o céu e em troca, aquele que amar, está perdoado de muitos pecados (ver em 1Pe 4, 8).
Nós, como comunidades Católicas e fazendo todo este tumulto, o que os irmãos separados de outras igrejas pensarão? Infelizmente daremos voz e razão aos que insultam a igreja Católica de ՙՙdesunida e herética՚՚ e será este o exemplo que deveremos dar a todos? Porque não vivemos em diálogo fraternal e deixamos de lutar por ganância e por bens?
Devemos sim lutar e somente por uma coisa: A Salvação.
Essas brigas mesquinhas jamais trará salvação a ninguém e sim nos separará muito mais do amor de Deus, devemos ser exemplo e viver em constante diálogo fraternal, sem qualquer objetivo de jogar a baixo alguém ou destruir a reputação do próximo e porque quem está errando é quem ridiculariza a imagem de alguém e não a pessoa que está sendo ridicularizada, reitero novamente a passagem das Sagradas Escrituras de S. Lucas 11, 14.
Dirijo-me neste momento ao Santo Padre Paulo V com quem tenho comunhão, é necessário que tenha forças para liderar e erguer pontes, a missão do Pontifíce é erguer as pontes e restruturá-las; quem manda na Igreja é você, quer em Solium, quer em Ex-Cathedra, detém então Sua Santidade sobre vossa cabeça a Trirregnum e o anel do Pescador, que esperas? Sede Pai e Pastor, vá ao encontro do rebanho perdido.
Dirijo-me afetuosamente aos que se separaram e caluniam a Igreja ou os próximos aqui: Irmãos, é necessário que não sejam ingratos com todo o bem que sempre tiveram aqui, os que por aqui sempre passaram, obtiveram de tudo e tiveram confiança de todos; muitos dos que por aqui passaram, tiveram toda a liberdade de fazer o que quisessem e de outros, foram acolhidos com tanto amor e carinho. Larguemos o carreirismo de lado e procuremos ser gratos ao amor e a tudo o que receberam aqui, não sejam orgulhosos e muito menos vingadores, sejam antes irmãos e procurem dialogar sem insultos e calúnias.
Dirijo-me por último, a meus irmãos no Episcopado, no Sacerdócio e aos Leigos, larguem de conclamar o ódio nas redes sociais e despertem o amor; larguem de usar as páginas de uso clerical para acabar com a reputação de alguém e, no lugar de atacar, procure rezar o terço e uma Missa; não escandalizem mais a Igreja do que tem sido escandalizada por muitos de nós (não me refiro somente a meus irmãos desta comunidade, mas de todas as outras comunidades que teêm deshonrado e enegrecido a imagem da igreja nos últimos dias).
Recordemos que Jesus depositou em Pedro a confiança de governar a Igreja junto dos Apóstolos, o título de ՙՙPontifíce՚՚ insere-se na passagem da Entronização de Pedro como primeiro Papa «Tudo o que ligares no céu, ficará ligado na terra e tudo o que desligares no céu, ficará desligado na terra» (Ct. Mt 18,18).
Procuremos recordar todos os erros que fizemos e procuremos perdoar mútuamente nossos irmãos, procuremos ser unidos em prol da Evangelização sem reputar ou jogar a baixo a imagem de seus próximos, porque o que nos torna Cristãos e o que nos concede a Salvação não é somente ir à Missa de Comungar, cumprir com todos os Sacramentos; não somente se Confessar e se torna a errar que é perdoado, é errar, ser corrigido e procurar amar o próximo.
Ao concluir esta minha Carta, meus irmãos, deixo-vos oficialmente tornado Público que não tenho mais tempo para jogos e particular deste Apostolado, estou no Seminário; àqueles que me insultam de ser ՙՙfake՚՚ não passa de mentiras caluniosas contra mim, uma vez que muitos me conhecem e que mesmo me acusando de algo que não sou, jamais mostrarei meu Perfil pessoal para pessoas que semeiam a discórdia e o desamor, manterei em sigilo minha privacidade para ela não ser caluniada como tem sido a de muitos irmãos.
Santo Padre Paulo V, te digo como reafirmou Jesus a Pedro: «Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja e as portas do Inferno jamais prevalecerão sobre ela» (Ct. Mt 16, 18) e aos meus irmãos das outras comunidades, digo-os o mesmo; não temam em trabalhar unidos! Se há algo que ergue muralhas e tanto agrada o diabo é a desunião e a discórdia! Contudo, procurem amar-se uns aos outros como Jesus amou e continua amar.
Sejamos unidos como os Apóstolos (ver e ler todo os Atos dos Apóstolos) como no início da Igreja!
Desça sobre cada um de vós a benção de Deus todo-poderoso, ele que é Pai, Filho e Espírito Santo, que a Santissíma Virgem esteja do lado de todos e seja vossa Intercessora.
Vamos ao encontro do Senhor como o pequeno Samuel «Eis me aqui, chamaste-me!»

+ Marco Cardeal Piacenza
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال