
IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUM SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
BULA PONTIFÍCIA
QUANTI PULCHRITUDO
Quanta Beleza
PELA QUAL SE REABRE A
ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Ao estimado povo reunido em São Paulo, no Brasil, e a todos que lerem: saúde e paz, bênção Apostólica.
Do alto da Cátedra de Pedro, que por providência recebi, por intermédio do Espírito Santo, volto meus olhos para as necessidades da Igreja em todo orbe Católico Habbletiano e como timoneiro desta barca, busco leva-las ao conhecimento da verdade e do amor de Cristo.
Com o encerramento das atividades da Arquidiocese de Aparecida, voltamos com nossos olhos benevolentes ouvir o parecer da Nunciatura Apostólica Brasileira e do Clero Brasileiro sobre a ocupação da Evangelização em solo Brasileiro. Não deixamos de voltar os nossos olhos para a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo que tem para nós um enorme legado e história em nossa Igreja. Já, meu antecessor, o Papa Leão III ao reinstalar a Arquidiocese de São Paulo no passado ano, acabou caindo em declínio por ganância e deselegância do legado sórdido de seu Arcebispo, temos em que a Igreja sofreu uma das maiores manipulações enganatórias por parte de um Arcebispo e de um antipapa que não soube olhar com compaixão para suas ovelhas, o Sucessor de Leão III, o antipapa Pio IX.
Destarte disso, nós, timoneiros da barca petrina, que por providência divina lideramos, olhamos para vós, amabilíssimos filhos da cidade de São Paulo, no Brasil, que a tanto tempo tem sua voz ignorada por esta Sé Apostólica, porém, impulsionados pelo Espírito Santo, olhamos para as vossas necessidades, desta Igreja que outrora tantas almas trouxeram para o Reino de Deus.
Deveras, por muito tempo o povo paulista e paulistano, foi guiado por maus pastores, que dispersaram suas ovelhas e a fizeram escravas de uma luxuria tão inepta para a nossa realidade habbiana. Contudo, pontificamos para vós, queridos irmãos e filhos, volto aos escritos de vosso padroeiro, o Apóstolo Paulo, uma das colunas de nossa Igreja, quando nos admoesta a sermos verdadeiramente e essencialmente cristãos. Meus irmãos e filhos, que dentre vós não haja novamente este espírito que destrói a nossa missão evangélica.
Ao passo que, após essa admoestação, no uso de minha Autoridade Apostólica, reabro a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo e reinstalo suas atividades, sob todas as normas do direito.
Ao fim, rogo ao Senhor Deus, para que derrame sobre o povo paulistano e todo o povo brasileiro as mais copiosas bênçãos, sob a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, por vos devotada como Senhora da Assunção. Que o Santo Espírito, o defensor, os ilumine e defenda de todas as ciladas demoníacas e envia sobre vós os seus carismas especiais.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia V do primeiro mês do ano do Senhor de MMXXI, primeiro de nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus Pp. VII
Pontifex Maximus