LUCAS, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA A PERPÉTUA MEMÓRIA
Ao estimado povo e Clero de Curitiba, e a todos que lerem, saúde e
Benção Apostólica.
Meu venerável predecessor, o Papa João Paulo VII, fez por bem atender aos apelos do laicato e do Clero para a Abertura da Arquidiocese de Curitiba. Sua Santidade atribuiu esse dever atendendo aos clamores do povo, e abriu a Arquidiocese referida. Portanto, tendo aberta e nomeado pela sua primeira vez o seu Arcebispo, Dom Mário, vimos que o Clero de Curitiba não tem angariado esforços para ajudar nas Construções da Cúria Arquidiocesana.
Tendo recentemente o pedido de Renúncia por parte do Exmo. Mário Bertonne Von-Scherer ao Governo desta, tomamos por decisão de ouvir o parecer da Congregação para o Clero, da Nunciatura Apostólica, da Congregação para os Bispos e dos Cardeais em último Consistório com meu antecessor.
Portanto, do uso de minha autoridade Apostólica, ORDENO e DECLARO o ENCERRAMENTO DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. Os clérigos de lá deverão ser entregues em despacho da Congregação para o Clero a fim de ser incardinados à outras Circunscrições Eclesiáticas. Agradecemos aos que neste curto prazo de tempo caminharam a nosso lado em prol da Arquidiocese e como bem ao povo de Curitiba.
Dado em Roma junto de São Pedro no dia 06 de fevereiro do ano do Senhor de 2021, primeiro de meu Pontificado.
+ Lucas Pp. II
Servo dos Servos de Deus
