Decreto pela qual se remove as penas canônicas e se reabilita em Comunhão com a Igreja - Pe. Carlos Maltz

 


DOM MÁRIO MANCINI CARDEAL VON-SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

DECRETO DE REMOÇÃO DAS PENAS CANÔNICAS SEGUNDO O DIREITO
ESTABELECIDAS AO PADRE CARLOS MALTZ E
REINTEGRAÇÃO, REABILITAÇÃO AO ESTATUS DE COMUNHÃO COM A IGREJA

Aos estimados que lerem, especialmente ao Pe. Carlos Maltz: a paz esteja convosco no Cristo.

Por indeterminados tempos muitos de nossas ovelhas, do meio de nosso aprisco, deixam-se levar por mercenários que da maneira degradante. Infelizmente não é desde há pouco tempo que sofremos ataques oriundos de cismáticos que através de um espírito imundo, aviltante, usurpam da comunhão dos clérigos com a Santa Igreja de Cristo e os levam a cair na mesma tentação que o próprio demônio fez no Jardim de Éden, a Eva e Adão. Nós, timoneiros desta barca jamais tememos qualquer tipo de atentado contra a dignidade da Santa Igreja com calúnias e falsas acusações escandalizantes que levam nossos clérigos a trair a Igreja, atrás de tantas baixarias anticristãs por parte dos irmãos separados que não desejam reconhecer a primazia da Sé Apostólica.

Cabe a esta prefeitura analisar a situação canônica dos nossos irmãos clérigos, entre eles, o Padre Carlos Maltz que foi outrora presbítero de nossa Igreja e levado pelo espírito dos cismáticos, um espírito impuro e que afasta da santificação os demais operários desta vinha do Senhor. Nosso irmão, foi excomungado automaticamente por «Latae Sententiae» no Pontificado de nosso antecessor, o venerável Papa Lucas II. Hoje, reconhecendo o seu erro, recorreu ao Santo Padre Benedictus VII reafirmando seu erro, apelando perdão e o pedido do seu retorno em comunhão com esta Igreja de Cristo, este Corpo Místico, unido e em Comunhão que jamais é derrubado pelas forças do maligno.

Portanto, ouvindo o parecer do Santo Padre e ao que compete a esta nossa congregação, RETIRAMOS TODAS AS PENAS CANÔNICAS que sobrecarregavam nosso venerável irmão Carlos e do mesmo modo, REINTEGRAMO-LO ao Colégio Presbiteral e estando à disposição da Arquidiocese de Aparecida para os seus devidos ofícios e deveres incumbidos a esta região pastoral Brasileira.

Exortamos-te a ser fiel e obediente em comunhão com Cristo e com a Sua Igreja; exortamos-te a não te deixar ir novamente por correntes más, promovidas por vilãos contra a Igreja e contra o Corpo Místico de Cristo, e por último, exortamos-te a seguir piamente o dever quê, como sacerdote te é obrigado. Permaneças em comunhão com Cristo e com a Igreja. Confiamos-te à proteção de Nossa Senhora, a Divina Pastora, que seja tua guia e luz na caminhada.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no vigésimo quinto dia do mês de março do ano de são José de dois mil e vinte e um, primeiro de nosso Pontificado.

+ Mário F. S. Mancini Card. Von-Scherer
Praefectus Congregatio pro Clericis
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال