Decreto de Emeritação


D O M   M Á R I O   M A N C I N I   C A R D E A L   S C H E R E R
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI ALBANO
PREFEITO PARA A CONGREGAÇÃO DOS BISPOS

Aos estimados Silvio Voiello e Oliver de Bona, saudações e bençãos por parte de Deus, nosso Pai.

Nós Bispos como Sucessores dos Apóstolos, devemos mostrar total unidade ao Corpo Mistico de Cristo. Isto, inclui a presença de nossas atividades; Ora, quando nós Bispos fazemos saber o pedido de retorno ao estado canônico de ativo, devemos demostrar ativamente nossos trabalhos. Chegou a mim, Prefeito desta mesma Congregação, a situação dos senhores que há perto de um mês pediram o vosso retorno no status de ativo; porém, vossas mercês não tem mostrado qualquer interesse e muito menos manifestado vossa presença nas celebrações Papais. ''Portanto, um Bispo quando não se mostre presente e não se mostre disponível ao fim de 72 horas sem qualquer justificativa prévia, torne-se emérito'' (cf. Carta da Congregação para o Clero em Outubro de 2020).

Portanto, concluo e concedo a EMERITAÇÃO aos senhores Bispos Silvio Voiello e Oliver de Bona, mantendo-os em suas sés titulares e como bem em São Paulo, onde residirão até que um dia demostrem disponibilidade e tenham interesse em retornar na ativa.

Contudo, exorto-os a ser fiéis a Igreja e a rezarem intensamente pelo Santo Concílio do Vaticano e como bem a viver em uma vida plena de oração e santificação.


Dado em Roma, no dia 11 de maio do ano do senhor de 2021, primeiro de nosso Pontificado.

+ Mário Mancini Card. Scherer
Praefectvs
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال