ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao eminentíssimo Guido Kievel Montini e ao reverendíssimo Ailton Arns, saúde, paz e benção apostólica.
É com grande respeito e gratidão que nos dirigimos ao Cardeal Guido Kievel Montini e ao Monsenhor Ailton Arns. A vossa dedicação, zelo pastoral e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja têm sido exemplares. As vossas ações e serviços contribuíram significativamente para a edificação do Corpo de Cristo e para o fortalecimento da fé entre os fiéis.
Tal como diz a Escritura em 1 Pedro 5, 2-4: "Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." Vocês têm vivido estas palavras, guiando o rebanho com amor e dedicação.
Além disso, o Código de Direito Canônico nos lembra, no c. 276 §2, que "os clérigos têm a obrigação especial de procurar a santidade na sua própria vida, em razão do ministério que lhes é confiado". Ambos demonstraram uma busca contínua por esta santidade e um serviço incondicional à Igreja.
Considerando a apresentação da renúncia às responsabilidades e cargos clericais por parte do Cardeal Guido Kievel Montini e do Monsenhor Ailton Arns, reconhecemos e aceitamos, com respeito e compreensão, a vossa decisão de se retirarem do estado clerical. Esta decisão é acolhida com gratidão pelos anos de serviço fiel e comprometido.
Agradecemos profundamente por toda a dedicação e pelo exemplo de vida cristã que ambos proporcionaram. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, continue a abençoá-los e a guiá-los nesta nova fase de suas vidas.
Dado em Roma, no Palácio Apostólico, neste dia 30 de outubro do ano do Senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.
+ Romanus Pp. II