Aceitação da Renúncia e Demissão de Estado Clerical

  

ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Aos eminentíssimo Cardeal Joseph Betori, saúde, paz e benção apostólica.

Nós, por Graça de Deus e da Santa Sé Apostólica, no exercício de nossa autoridade pastoral e em conformidade com o Código de Direito Canônico, acolhemos a renúncia apresentada pelo Cardeal Joseph Betori às suas funções.

Considerando o desejo do Cardeal Joseph Betori em resignar-se de suas responsabilidades, reconhecemos e aceitamos a sua renúncia ao cargo de Decano do Colégio Cardinalício e a sua demissão do estado clerical.

À luz da sabedoria das Escrituras, lembramos as palavras de Eclesiastes 3,1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." A decisão do Cardeal Joseph Betori de se retirar é recebida com respeito e compreensão, reconhecendo o tempo e a estação para cada propósito.

O Código de Direito Canônico, c. 401 §2, nos orienta que "o bispo diocesano que se encontre em condições menos idôneas para desempenhar o seu ofício é exortado a apresentar a renúncia ao cargo." Em conformidade com esta norma, aceitamos a renúncia do Cardeal Joseph Betori, com gratidão pelos anos de serviço e dedicação ao seu ministério.

Manifestamos nosso profundo agradecimento pelo serviço dedicado e pelo zelo pastoral demonstrado pelo Cardeal Joseph Betori ao longo de sua trajetória eclesiástica. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, abençoe e guie o Cardeal Joseph Betori em sua nova jornada.

Dado em Roma, no Palácio Apostólico, neste dia 29 de outubro do ano do Senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.

Romanus Pp. II
Postagem Anterior Próxima Postagem