ROMANUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Aos eminentíssimo Cardeal Joseph Betori, saúde, paz e benção apostólica.
Nós, por Graça de Deus e da Santa Sé Apostólica, no exercício de nossa autoridade pastoral e em conformidade com o Código de Direito Canônico, acolhemos a renúncia apresentada pelo Cardeal Joseph Betori às suas funções.
Considerando o desejo do Cardeal Joseph Betori em resignar-se de suas responsabilidades, reconhecemos e aceitamos a sua renúncia ao cargo de Decano do Colégio Cardinalício e a sua demissão do estado clerical.
À luz da sabedoria das Escrituras, lembramos as palavras de Eclesiastes 3,1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." A decisão do Cardeal Joseph Betori de se retirar é recebida com respeito e compreensão, reconhecendo o tempo e a estação para cada propósito.
O Código de Direito Canônico, c. 401 §2, nos orienta que "o bispo diocesano que se encontre em condições menos idôneas para desempenhar o seu ofício é exortado a apresentar a renúncia ao cargo." Em conformidade com esta norma, aceitamos a renúncia do Cardeal Joseph Betori, com gratidão pelos anos de serviço e dedicação ao seu ministério.
Manifestamos nosso profundo agradecimento pelo serviço dedicado e pelo zelo pastoral demonstrado pelo Cardeal Joseph Betori ao longo de sua trajetória eclesiástica. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, abençoe e guie o Cardeal Joseph Betori em sua nova jornada.
Dado em Roma, no Palácio Apostólico, neste dia 29 de outubro do ano do Senhor de 2024, primeiro do meu Pontificado.
+ Romanus Pp. II