Carta ao Cardeal Enrico Montini - Por ocasião do seu Aniversário Natalício

CARTA DIRIGIDA AO CARDEAL ENRICO MONTINI
POR OCASIÃO DO SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO
DE SUA SANTIDADE, ROMANO II
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

Roma, 29 de novembro de 2024

Sua Eminência Reverendíssima, Cardeal Enrico Montini, saudações em Cristo!

É com um espírito de profunda alegria e gratidão que me dirijo a vossa Eminência por ocasião do vosso aniversário. Neste dia de celebração, desejo expressar em nome de toda a Igreja Católica a nossa sincera apreciação e reconhecimento pela vossa dedicação incansável e pelos serviços inestimáveis prestados à nossa Santa Igreja, particularmente no Habblet Hotel.

A vossa vida e ministério têm sido um verdadeiro testemunho de fidelidade ao Evangelho. A vossa liderança tem guiado muitas almas ao encontro com Cristo, manifestando um zelo pastoral que é verdadeiramente inspirador. Tal como diz a Escritura: "Mas o maior entre vós será o vosso servo. E quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mateus 23, 11-12). A vossa humildade e serviço dedicados são um reflexo vivo deste ensinamento.

Ao longo dos anos, vossa Eminência tem demonstrado um compromisso inabalável com a missão evangelizadora da Igreja, sendo um pilar de força e um exemplo de vida cristã para todos os clérigos e fiéis. São Paulo exorta-nos em 1 Coríntios 4, 2: "Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel." Vossa Eminência tem sido encontrado fiel em todas as vossas responsabilidades, servindo com integridade e devoção.

Nesta ocasião especial, não posso deixar de recordar as palavras do Salmo 92, 12-14: "O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça." Vossa Eminência tem sido como o cedro no Líbano, forte e resiliente, sempre florescendo na obra do Senhor.

A vossa fidelidade e exemplo de vida cristã têm sido um farol de esperança e inspiração. Muitos têm encontrado renovada fé e coragem através do vosso ministério. Agradeço-vos, em nome de toda a Igreja, pela vossa dedicação, pelas vossas orações incessantes e pelo vosso trabalho árduo.

Como nos ensina São Paulo em Filipenses 1, 3-5: "Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre, com alegria, oração por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora." A vossa cooperação no evangelho tem sido motivo de grande alegria e gratidão para todos nós.

Rezo para que Deus continue a abençoar-vos abundantemente, concedendo-vos saúde, sabedoria e força para continuar a guiar o Seu rebanho com amor e dedicação. Que a vossa vida continue a ser um testemunho poderoso da graça e da misericórdia de Deus.

Com profundo apreço e carinho em Cristo,
+ Romanus PP. II
Postagem Anterior Próxima Postagem