A todos os que este presente decreto lerem, saúde, paz e benção apostólica.
Pela autoridade que nos é confiada e com profundo zelo pela preservação do patrimônio sagrado que nos foi legado, declaramos iniciado o processo de reforma e restauração dos veneráveis locais da nossa fé.
Determinamos que se realizem as devidas obras na Basílica de São Pedro, Arquibasílica de São João de Latrão, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São Paulo Fora dos Muros, nas Capelas Paulina e Sistina, nas Salas Clementina, Quirinal, Nicolina e Régia, na Sala das Bênçãos e na Sala das Lágrimas, bem como na Sacristia da Basílica de São Pedro e no venerável Túmulo de São Pedro. Que esses locais, em sua sacralidade e esplendor, recebam os cuidados que lhes preservem o valor espiritual e histórico, guardando fielmente o legado de nossa fé e tradição.
Determinamos que os custos destas obras sejam imputados à conta Vaticano.S.Se, de forma a assegurar a transparência e a diligência necessárias.
Depositamos nossa confiança nos clérigos Enrico Montini, Mauro Moretti, Paulo Scherer e Thiago Montini, que, com espírito devoto e firme propósito, terão a incumbência de guiar e supervisionar todos os aspectos desse trabalho, velando para que seja cumprido com integridade, respeito e exatidão.
Estabelecemos que o início dos trabalhos deverá ocorrer no dia 9 de novembro, sendo a conclusão prevista para o dia 30 de novembro, dentro do mesmo ano, invocando para essa missão o favor e a bênção divina, para que todos os que dela participarem cumpram seu papel com a devida honra e reverência, servindo à Casa do Senhor e aos fiéis.
Dado em Roma, sob o anel do Pescador, no dia 7 de novembro do ano de Nosso Senhor de 2024, no primeiro de nosso pontificado.
† ROMANUS PP. II