DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
Decreto de Reabilitação
Conscientes da importância do múnus episcopal e de sua relevância para a unidade e santidade da Igreja, após cuidadosa consideração e discernimento, sob a orientação do Espírito Santo, declaramos a plena reabilitação de Dom Timiro Águeda e Dom Marcus Hoppe ao ministério episcopal, em plena comunhão com a Sé Apostólica e o Santo Padre Romano.
Reconhecemos o peso do chamado que recebem os pastores da Igreja, que não é um título terreno, mas um encargo de amor e de serviço. "Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos" (Mc 9, 35). Lembramos que o perdão, a reconciliação e a cura espiritual são sinais visíveis do Reino de Deus e refletem a missão misericordiosa de Cristo entre nós. Nesse espírito de perdão e reconciliação, seus ministérios serão restaurados e suas vozes novamente acolhidas para edificar o Corpo de Cristo.
Como pastores do Povo de Deus, Dom Timiro e Dom Marcus aceitaram humildemente uma fase de reflexão e discernimento, dispostos a ouvir a voz de Deus, à semelhança do Bom Pastor que guia e reconduz as ovelhas ao redil (cf. Jo 10, 14-16). Assim, com renovado compromisso, retornam a exercer plenamente seu ministério. Recordando as palavras do Apóstolo Paulo: “Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” (2 Cor 5, 18), reconhecemos este momento como um ato de profunda união e fidelidade ao Evangelho de Cristo.
O Dicastério para os Bispos lembra a todos que a unidade da Igreja é um dom e uma responsabilidade. "Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Ef 4, 3). Este é um chamado a todos nós, e especialmente aos que têm o encargo de guiar, ensinar e servir o Povo de Deus. Reafirmamos que, com coração reconciliado, Dom Timiro Águeda e Dom Marcus Hoppe estão chamados a testemunhar a caridade pastoral, a fortalecer a fé dos irmãos e a viver em plena comunhão com o Papa e com os irmãos no episcopado.
Diante de Deus e de Sua Igreja, em nome do Santo Padre e do Dicastério para os Bispos, expressamos nossa confiança na missão renovada de Dom Timiro e Dom Marcus, em um espírito de reconciliação e comunhão. Que suas dioceses e o Povo de Deus acolham este momento de graça, renovando o compromisso com o Evangelho e a missão da Igreja.
Em nome do Dicastério para os Bispos, suplicamos a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que acompanhe e inspire este novo tempo de unidade e serviço. Que o Senhor Jesus, o Bom Pastor, os guie em seus passos, a fim de que suas vidas e ministérios se tornem sempre mais uma expressão visível da Sua Misericórdia e do Seu amor redentor.
Roma, Dicastério para os Bispos, em doze de novembro do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro do nosso Pontificado.
+ Enrico Joseph Cardeal Montini, C.Ss.R
Prefeito do Dicastério para os Bispos