Carta conjunta do Colégio dos Cardeais


DE COLEGIUM CARDINALITIUM
Carta conjunta pela qual se repudia
a forma e o destrato para com a SICAR
durante as exéquias do Papa Bonifácio II
no Habbo Hotel
E de solidariedade ao Cardeal Enrico Montini.

Roma, aos 23 dias de janeiro do ano do Senhor de 2025.

O Colégio dos Cardeais recebeu com alegria e gratidão o convite da Igreja Católica Apostólica Romana do Habbo Hotel para participar das exéquias de Sua Santidade, o Papa Bonifácio II. Em virtude da afinidade do cardeal Enrico Montini com o falecido Papa Bonifácio II – José Ravassi –, foi constituída uma comitiva para representar o nosso Clero do Habblet Hotel, como expressão do desejo e da estima que o cardeal Montini nutria pela pessoa do Santo Padre, Ravassi.

Desde o início de nossa participação, fomos cordialmente acolhidos, e por isso expressamos nossos sinceros agradecimentos aos senhores Odilo Scherer e Daniel Stramantino pelo fraternal e exemplar acolhimento que nos foi dispensado. Contudo, é com pesar que constatamos a ocorrência de situações intoleráveis, que merecem ser abordadas para garantir o respeito mútuo e a comunhão no diálogo intereclesial, que também ocorreu na presença destes e no espaço destes.

Embora em nenhum momento tenhamos colocado em dúvida a idoneidade dos envolvidos, precisamos ressaltar que atos desrespeitosos foram perpetrados contra a dignidade do cardeal Enrico Montini. Tais atitudes, protagonizadas pelos senhores Olavo, Sthevan e Pablo, configuraram-se como ataques arquitetados, com a disseminação de acusações gravíssimas e infundadas, cujo propósito evidente foi incitar hostilidade e desrespeito contra a figura do cardeal Montini.

Reiteramos que, desde o início, nossa participação neste momento solene foi guiada por sinceridade e humildade, mesmo em um período doloroso para o nosso Clero, marcado pela perda de nosso amado Papa Romano II. Não obstante, presenciamos situações em que a honra de nosso representante foi publicamente atacada, inclusive em um templo sagrado, durante uma ação sacramental, o que demonstra a ausência de respeito não apenas ao cardeal Montini, mas também ao próprio pontífice falecido.

Diante dos fatos narrados, repudiamos veementemente tais atos desonrosos e a perpetuação de discursos que qualificam o nosso Clero como pertencente a "igrejas separadas", insinuando, de forma insultuosa, que não professamos a fé católica. Este tipo de postura é indigno aos olhos de qualquer fiel católico e constitui um ultraje à unidade da Igreja, além de ocorrer sob a supervisão daqueles que deveriam prezar pelo diálogo fraterno e pela comunhão eclesial.

Por fim, manifestamos nossa solidariedade e apoio irrestrito ao cardeal Enrico Montini, cuja conduta é pautada pelo amor, pela humildade e pelo compromisso pastoral com a Igreja de Cristo. Exigimos, portanto, uma retratação pública pelas acusações e humilhações dirigidas contra sua pessoa, que representam não apenas um ataque pessoal, mas também uma ofensa à dignidade da Igreja Católica como um todo.

Mesmo sem pastor neste momento, a nossa Igreja não deixa de reinar e servir ao próximo, como sempre fez.

Nós o assinamos,

+ Viktor Peretti Cardeal Gyokeres
+ Enrico Cardeal Montini
+ Juan Cardeal Patchelli
+ Leopoldo Cardeal Scherer
+ Jaime Cardeal Rose
+Phelipe Cardeal Mathaus
+ João Cardeal Santana
+ Fernando Cardeal Bhorgia
+ Daniel Pedro Cardeal Águeda
+ Dom Marco Cardeal Piacenza
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال