Comunicado | Toque Fúnebre dos Sinos nos Templos Sagrados


DOM ENRICO JOSÉ CARDEAL MONTINI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE ALBANO
VICE-DECANO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO

COMUNICADO
EM RELAÇÃO AOS TOQUES FÚNEBRES
DOS SINOS NAS IGREJAS, BASÍLICAS E CATEDRAIS.

Aos estimados irmãos Cardeais, Bispos, Presbíteros e Diáconos que exercem funções de párocos nas suas comunidades,
como bem ao povo de Deus, saudação, paz e bênção do Senhor.

Consoante a tradição antiquíssima da Igreja, é costume que os carrilhões dos templos repiquem em momentos significativos, marcando não apenas o anúncio do falecimento do Sumo Pontífice, mas também lembrando à comunidade dos fiéis o período de luto vivido por toda a Igreja em comunhão com o Papa, sucessor de Pedro.

Diante da triste notícia da morte de nosso amado Papa Romano II, dirigimo-nos às comunidades locais para que, com piedade e reverência, mantenham esta prática tradicional como expressão de união e respeito. Assim, pedimos que:
  1. Nesta sexta-feira, às 12h, os sinos de todas as igrejas repiquem pausadamente por 10 minutos, em sinal de homenagem e luto pelo falecimento do Santo Padre.
  2. Durante o período dos novendiales — os nove dias de luto oficial da Igreja Católica —, seja mantido o costume de repicar os sinos de hora em hora, com nove toques pausados. Este gesto simboliza a oração e o respeito contínuos pelo Pontífice que foi chamado à casa do Pai.
Convidamos todos os fiéis a unirem-se em oração, solidariedade e reflexão neste momento de dor e esperança. Que a memória de Papa Romano II nos inspire a continuar firmes na fé, guiados por sua dedicação ao Evangelho e à Igreja de Cristo.

Roma, aos 23 dias do mês de janeiro do ano jubilar da esperança de 2025, durante o tempo de novendiales, na sede vacante.

+ ENRICO CARDEAL MONTINI
Responsável por zelar pela liturgia na Sede Vacante


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال