Bula de Nomeação | Arcebispo do Rio de Janeiro

JOÃO PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

Aos veneráveis irmãos no episcopado, ao excelentíssimo clero, aos digníssimos religiosos e religiosas, e a todo o povo fiel da amada Arquidiocese do Rio de Janeiro, saudação, paz e benção apostólica.

“Apascenta os meus cordeiros… Apascenta as minhas ovelhas” (cf. Jo 21,15-17). Com estas palavras, o Senhor confiou a Pedro, Príncipe dos Apóstolos, o cuidado do seu rebanho, estabelecendo nele o fundamento visível da unidade e da missão pastoral da Igreja (cf. Lumen Gentium, 22).

Conscientes de que a Igreja de Cristo deve ser guiada por Pastores zelosos, sábios e fiéis, que busquem não os próprios interesses, mas aqueles de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Fl 2,21), voltamos o nosso olhar para a amada Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, sede de antiga tradição católica, luminosa em história e missão, centro cultural, espiritual e social de inestimável importância para o Brasil e para toda a Igreja no continente latino-americano.

Estando vacante a Sé Metropolitana do Rio de Janeiro e após profunda consulta, oração e discernimento, exercendo a suprema autoridade apostólica que Nos compete (cf. Codex Iuris Canonici, c. 377 §1), acolhendo o parecer do Dicastério para os Bispos, e tendo em conta as necessidades do rebanho carioca e as qualidades pessoais, espirituais e pastorais do eleito, NOMEAMOS CONSTITUÍMOS com a plenitude de Nossa autoridade apostólica: Dom Artur Scherer, até agora Bispo da Santa Igreja de Deus, SEGUNDO ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, com todos os direitos, encargos, faculdades e deveres que por direito divino e eclesiástico competem ao legítimo Pastor de uma Igreja metropolitana (cf. CIC, cc. 381-402), conforme estabelecido pelos cânones e determinações desta Sé Apostólica.

Confiamos-lhe, pois, a missão de santificar, ensinar e governar o povo de Deus na Arquidiocese que agora lhe é entregue, sempre unido à Cátedra de Pedro, em comunhão com o Romano Pontífice, Cabeça do Colégio Episcopal e Pastor Universal da Igreja (cf. Pastores Gregis, 8).

Exortamo-lo, venerável Irmão, a ser para os fiéis do Rio de Janeiro “exemplo para o rebanho” (1Pd 5,3), vigilante e incansável anunciador da Palavra, defensor da dignidade humana, promotor da justiça e da paz, pai solícito dos pobres, dos jovens, dos doentes e dos marginalizados. Que a Eucaristia seja o centro do seu ministério episcopal, fonte de unidade e comunhão.

Este mandato Nosso deverá ser lido publicamente na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em dia oportunamente determinado, perante o clero, os religiosos e os fiéis da Arquidiocese, e registrado nos anais e arquivos eclesiásticos competentes.

A Virgem Santíssima, Mãe da Igreja e Padroeira do Brasil, acompanhe e proteja o novo Arcebispo na sua missão. Invocamos também a intercessão de São Sebastião, glorioso mártir e patrono desta metrópole, para que fortaleça com seu exemplo e oração o novo Pastor desta porção do rebanho de Cristo.

Dadas em Latrão, Sé Diocesana, no dia 21 de maio do ano jubilar da esperança de 2025, primeiro do meu Pontificado.


JOÃO PAULO PP. IX
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال