DOM GERALDO MAJELLA AGNELO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL
Carta do Núncio Apostólico ao Povo de Deus no Brasil.
Brasília, aos 21 dias de maio do ano de 2025.
“Disse lhes Jesus: Apascenta as minhas ovelhas” João 21,17
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, saudação, paz e bênção!
Com imensa gratidão a Deus e com o coração cheio de reverência, dirijo-me a todos vós, povo fiel do Brasil, nesta ocasião tão especial em que recebo do Santo Padre, a nobre missão de servir como Núncio Apostólico nesta terra abençoada.
Recebo esta nomeação com temor e tremor, ciente da grande responsabilidade que me é confiada: representar o Sucessor de Pedro junto à Igreja no Brasil e ser um sinal de comunhão e unidade entre as Igrejas particulares e a Sé Apostólica. Mais do que um encargo diplomático, trata-se de uma missão profundamente pastoral, enraizada no Evangelho e inspirada na voz do Senhor que ressoa em meu coração: “Apascenta as minhas ovelhas.”
Ao iniciar este novo capítulo, desejo expressar meu profundo amor por esta Nação marcada por sua rica diversidade cultural, fé vibrante e histórica entrega à missão da Igreja. Chego com o desejo sincero de ouvir, caminhar e aprender convosco. Como servidor da comunhão, quero colaborar com os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e todo o povo de Deus, no anúncio do Reino de Deus.
Desejo também lançar um olhar especial sobre o campo missionário, particularmente nas periferias geográficas e existenciais do Brasil. Com o apoio das dioceses e das comunidades eclesiais, sonho com uma ação missionária renovada nos interiores esquecidos da Amazônia, nas comunidades urbanas mais carentes e nas regiões onde a presença da Igreja ainda é frágil. Que possamos, juntos, promover a evangelização integral, levando não apenas a Palavra, mas também gestos concretos de misericórdia, justiça e esperança.
Como Núncio, também me comprometo a fortalecer os laços com as autoridades civis, promovendo sempre o diálogo construtivo em prol da dignidade humana, da paz, da justiça social e da proteção dos mais vulneráveis. A Igreja não busca poder, mas deseja servir; e nessa atitude evangélica, encontra sua verdadeira grandeza.
Queridos irmãos e irmãs, conto com vossas orações para que este serviço que agora inicio seja fecundo e fiel ao coração de Cristo. Que Maria Santíssima, Senhora Aparecida, interceda por mim e por toda a Igreja no Brasil, para que nunca nos falte o ardor missionário e o amor pelas ovelhas do Senhor.
De todo o coração, abençoo a cada um de vós.
Com estima fraterna em Cristo,
Apostólica Nunciatura – Brasília