JOÃO PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao dileto irmão Dom Gonçalo Mendes, ao clero e ao povo de Deus presente na Arquidiocese de Fátima, em Portugal, saúde e paz no Senhor.
Movidos pela solicitude pastoral que nos chama a prover com cuidado o bem das Igrejas particulares confiadas à nossa guarda, dirigimos agora nosso olhar à Arquidiocese de Fátima, em Portugal.
Após a transferência de Dom Hélder Câmara Arns para a Diocese de Roma, a Arquidiocese de Fátima encontrava-se, então, sem um pastor. Tendo nós, com o auxílio do Espírito Santo, refletido e escutado o parecer do Dicastério para os Bispos, e considerando as virtudes e méritos de nosso dileto irmão Dom Gonçalo Mendes, havemos por bem nomeá-lo e constituí-lo Arcebispo Metropolitano de Fátima, em Portugal, com todos os direitos e deveres que este novo ofício traz em si.
Concedemos o direito de receber e usar o pálio pastoral, símbolo de comunhão conosco e da missão de pastor que cuida de suas ovelhas. Este lhe será entregue de nossas próprias mãos, em celebração a ser posteriormente marcada.
Determinamos que estas nossas letras sejam apresentadas ao clero arquidiocesano e a todo o povo de Deus presente na Arquidiocese de Aparecida.
Te exortamos, filho, que mantenha sempre os olhos fixos em nosso Senhor Jesus Cristo, supremo pastor, e colocando-se sob a maternal proteção da Virgem Mãe de Deus, Senhora Aparecida.
Não obstante quaisquer disposições em contrário.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 07 dias do mês de julho do ano do Senhor de 2025.